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4 Táticas de fidelização de clientes para aplicar em sua agência de turismo agora mesmo!

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Fazer um cliente retornar à sua agência para uma nova compra exige bem mais do que apenas oferecer bom atendimento. Cada vez mais exigentes, os consumidores querem algo além. Por isso, é preciso ter estratégia! Hoje você aprenderá 4 táticas táticas de fidelização de clientes, para implementar na sua agência e colher os frutos . Afinal, ao conseguir isso, você garante novas vendas – algumas vezes mais fáceis que a primeira – e ganha uma das melhores divulgações que sua agência de turismo pode ter: a boa imagem da sua empresa no “boca a boca”!

Consultores eficientes atendem melhor e fidelizam mais

Um dos passos principais para garantir a fidelização de seus clientes é fazer com que os consultores ou agentes de viagens não só pratiquem ações que cativam, mas tenham uma postura proativa em entender as reais necessidades, desejos e perfil do consumidor. Você deve difundir a ideia entre os consultores de buscar sempre nos históricos do seu sistema gerencial os clientes do passado. Depois disso, crie perfis, como estes: aventureiro, viagem em família, viagem a negócios, passeios pelo Brasil, passeios internacionais, compra de passagens. Encaixe os clientes na categoria que melhor convém, depois procure-os oferecendo as novidades do mercado.

Tecnologia para gerar resultados: conheça o seu cliente e entenda como abordá-lo

Ter um sistema gerencial automatizado não significa apenas diminuir a papelada gerada diariamente. Ele permite que sua agência de turismo obtenha relatórios em tempo hábil para tomada de decisões em seu relacionamento com o cliente. Todo tipo de dado que indica o perfil do seu cliente importa. Por isso, não desmereça o seu cadastro. Mantenha-o sempre atualizado contendo:

Dados pessoais (nome, idade, data de aniversário, e-mail, perfil em rede social, etc);

Dados familiares (mora sozinho ou com família, é casado, tem filhos, etc); Dados comportamentais e cotidianos (local de trabalho, período que geralmente tira férias, preferências nas viagens, destinos desejados, se gosta de programar viagens com antecedência, dentre outros dados que contribuam para um direcionamento sobre potenciais negócios com este consumidor). Se você tem a data de aniversário de um cliente e sabe onde ele trabalha, por exemplo, pode pesquisar qual o porte daquela empresa e entender se a pessoa consegue se ausentar nessas datas especiais. Indo mais a fundo, talvez identifique que seu cliente é do tipo que programa com antecedência a viagem ou, por conta da profissão e do local de trabalho, acaba sendo mais imediatista. Quando o perfil de seu cliente é levado em consideração, é possível contatá-lo em momento mais oportuno, oferecendo pacotes que lhe interessam, no momento adequado. Além desta ação aumentar consideravelmente suas chances de venda, ela ainda fideliza o cliente através da preocupação demonstrada ao atendê-lo com eficiência.

Lembre-se de seus clientes em momentos especiais

Algumas vezes, o melhor para fidelizar seu cliente é procurá-lo diretamente. Porém, em vez de apenas enviar promoções e ofertas, esteja presente em momentos especiais! Mensagens de aniversário, boas festas no final do ano ou outras ocasiões relacionadas ao perfil do cliente (dia da mulher, das mães, dos pais, etc) são de grande utilidade para esta fidelização. Procure supreendê-lo demonstrando que você está presente em todas as ocasiões!

Escute atentamente o seu cliente e responda-os sempre

Pessoas tendem a voltar em lugares onde são bem recebidas e se sentem bem. Uma das formas de contextualizar esta questão é manter canais de comunicação de fácil acesso: pode ser desde urna na agência para receber críticas e sugestões até um fale conosco em seu site ou redes sociais. Não importa o meio, mas sim a possibilidade de o cliente se manifestar, ser ouvido e, claro, receber um retorno eficiente!

Os passos podem não ser tão simples, mas com determinação e um bom sistema de gerenciamento é possível garantir a satisfação do cliente e o retorno dele para incrementar suas vendas. E você, como trabalha a fidelização de seus clientes em sua agência de turismo? Nos comentários o espaço é aberto, participe e compartilhe experiências e dúvidas. Aproveite para receber mais dicas de gestão para o seu negócio assinando a nossa newsletter!


30 de julho de 2014 Master Administrador Relacionamento com o cliente

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