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A importância da segmentação para sua agência de viagens

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Personalizar e criar pacotes de viagens sob medida para seus clientes é uma ótima ideia para obter melhores resultados em sua agência. Através da segmentação de clientes, eles encontrarão o pacote mais adequado para suas necessidades, cabendo à sua agência oferecer o que há de melhor para cada objetivo. Deixamos aqui algumas dicas de como classificá-los, elaborar melhores estratégias de comunicação com cada tipo de cliente, para enfim atendê-los de forma mais personalizada.

Separe seus roteiros por categorias

Quando um cliente procura sua agência, provavelmente está decidido a comprar um pacote, e também já tem uma ideia em mente que está quase formada, esperando somente o seu atendimento para transformá-la em realidade. Se sua agência for de pequeno porte, monte pelo menos oito roteiros de viagens, dividindo por categorias e colocando opções de destino para que o cliente possa escolher. Faça um breve resumo dos benefícios de cada tipo de viagem, que permita o cliente se “animar” e querer abraçar a viagem. Segue exemplo:

Ecoturismo

“Nos dias de hoje, a sustentabilidade vem se tornando um estilo de vida, e o ecoturismo é o tipo de viagem ideal para quem procura usufruir da natureza sem prejudicar as gerações futuras - é uma forma de turismo que é totalmente voltada à apreciação dos ecossistemas em seu estado natural. Pensando nisso, criamos opções de roteiros pra você que quer uma viagem tranquila, desfrutando do que há de melhor na natureza.”

Dentre as opções, você pode oferecer pacotes com destino à Ilha Grande – RJ, Brotas – SP, Bonito – Mato Grosso do Sul, entre outros. Dentre as diversas programações, você pode oferecer pacotes que tenham tirolesa, cavalgada, parapente, asa-delta, rafting, dentre outras atividades. Nesses pacotes devem constar opções de estadia, restaurantes, lugares indicados para visitação, preços e horários. Não esqueça de adicionar imagens ao resumo, ilustrando o quão interessantes são os destinos das viagens.

Sua agência também pode oferecer opções de pacotes para expedições, viagens a dois, famílias, trekking (roteiros para caminhadas), roteiros para a melhor idade, intercâmbios... entre muitos outros. Pode ser também que o cliente não se encaixe em nenhuma das opções – acione então o seu consultor de viagens, para que lhe ofereça um pacote sob medida.

Segmente os seus clientes e crie estratégias de abordagem para cada grupo específico

Para entender melhor, segmentação é a prática de seleção de grupos de clientes com perfis que sejam atrativos para o seu negócio. Tais grupos não devem ser extensos demais, e também não devem ser muito estreitos. O foco deve ser mantido em um número considerável de pessoas, número suficiente para que você consiga manter contato direto com eles. Para cada segmento, estabeleça uma estratégia de abordagem. Em outras palavras, crie uma estratégia de comunicação para cada grupo - estratégias que levem em consideração principais lugares que costumam visitar, preferências de hotéis, horários de vôos, serviços como táxis, restaurantes, gostos musicais, entre outros.

Exemplo: um casal de clientes que costuma viajar usando os serviços de sua agência vai se casar. Porque não enviar à eles um super pacote de lua de mel, já que você possui as principais informações quanto à preferência deles? Pode ser via e-mail, ou até mesmo pessoalmente. Faça um convite para que um representante de sua agência possa fazer uma apresentação especial do pacote. Esse tipo de abordagem serve para todos os clientes potenciais que sua agência tiver. Segmente, elabore e execute as estratégias, e então avalie os resultados de suas ações.

Aproveite o pós venda

O cliente fechou um pacote com a sua agência e foi viajar. Seu consultor já o conhece, já sabe de suas necessidades, preferências, particularidades, e tem todos os seus contatos. Periodicamente, faça envio de alguns e-mails com opções de roteiros semelhantes ao que ele já foi, porém, com destinos diferentes. Atente seu consultor quanto à eventos nos locais de destino – eles são grandes chamarizes para que o cliente feche mais um pacote com sua agência.

E você, já montou seus roteiros? Tem alguma sugestão? Assine nossa newsletter e receba dicas para alavancar o seu negócio!

 


2 de outubro de 2014 Master Administrador Relacionamento com o cliente

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