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Use a Internet a seu favor! 5 dicas para posicionar sua agência de turismo na web

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Planejar uma viagem é uma tarefa que muitas pessoas levam a sério, seja por diversão ou trabalho, ninguém quer gastar muito. Com a grande quantidade de recursos e informações disponíveis na web, os internautas agora possuem mais informações para a tomada de decisão, o que em alguns casos acaba anulando a participação do agente de viagens. Nesse cenário, não é difícil constatar que a internet vem exigindo maior esforço das agências de turismo para que se mantenham competitivas. No entanto, quando essas empresas usam a mesma tecnologia a seu favor, é possível descobrir uma fonte praticamente inesgotável de oportunidades de negócio. Confira 5 dicas para posicionar sua agência de turismo na web e atrair diversos clientes:

Capriche no site

O website é o endereço de sua empresa na internet. Afinal, é lá onde ela terá espaço para divulgar sua história, apresentar seus produtos e serviços e tentar converter visitantes ocasionais em clientes fiéis. Por isso, aquele site antigo e desorganizado tem que ficar nas páginas da história. Desenvolva um website moderno, alinhado com as principais tendências de design e desenvolvimento. Ofereça serviços e ferramentas para que o cliente monte seu pacote ou pesquise preços pelo site, pois assim ele passará mais tempo em seu ambiente. Aproveite o espaço para mostrar todo o seu diferencial competitivo: você tem muito a oferecer para a comodidade do consumidor, assim como para auxiliá-lo com a viagem dos sonhos, sem dor de cabeça!

Já ouviu falar em SEO?

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) servem para melhorar o posicionamento do seu site em mecanismos de busca, como o Google e o Bing, por exemplo. Quando um internauta procura por pacotes turísticos em um buscador, o ideal é que ele veja o site da sua empresa e, para que isso seja possível, você precisará trabalhar os títulos, textos e descrições no site de forma objetiva e clara, usando palavras-chave que tenham a ver com o negócio e executando outras estratégias de SEO. Esse trabalho pode levar certo tempo para trazer resultados, mas precisa ser adotado e mantido na criação e manutenção de qualquer página do site. Além disso, é preciso certificar-se de que o seu site foi programado levando em consideração algumas técnicas que não dependem de você. Por isso, vale a pena investir em fornecedores de qualidade que esteja atento a estas técnicas para ajudá-lo a obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Publicidade on-line deve ser considerada em sua verba de marketing!

Quando as técnicas de SEO não são suficientes para atrair mais visitantes para o site ou mesmo se o seu objetivo é ter um retorno mais rápido, você ainda pode utilizar a publicidade on-line paga. Os links patrocinados, aqueles que aparecem na parte superior ou na lateral do Google, por exemplo, trazem resultados surpreendentes. Os serviços de links patrocinados são as novas “páginas amarelas, como nas antigas listas telefônicas. Como hoje o consumidor realiza buscas pela web, é preciso deixá-la visível a toda e qualquer demanda que surgir conforme sua estratégia de posicionamento. Para isso, sua empresa precisará criar um pequeno anúncio composto de título, descrição, link e escolher palavras-chave a serem buscadas pelos usuários para que a peça apareça. Faça com que ele o encontre! Na escolha das palavras-chave, coloque-se no lugar dele: “o que eu buscaria na internet sobre um determinado destino ou mesmo comprar um pacote?”. Alguns destes serviços, inclusive, trazem auxílio de ferramentas que o ajudam na definição destas palavras conforme o volume de pesquisas por determinados termos. Seja o mais específico possível nesta definição e aproveite os benefícios de pagar apenas pelos anúncios que receberem cliques!

Não tenha medo das redes sociais

Os internautas já passam mais tempo nas redes sociais do que em qualquer outro tipo de site na web. Dessa forma, é indispensável que sua empresa conte com um perfil nas redes sociais usadas por seus clientes para que possa interagir com seu público-alvo. Afinal, é lá que as pessoas compartilharão ofertas, ações e campanhas, reforçando a marca de sua empresa e aumentando o engajamento deles, além de convidar novos amigos a interagirem com sua página. Contudo, para ter sucesso neste ambiente é preciso levar em consideração alguns fatores e ter um planejamento bastante aderente ao seu público. Lembre-se que redes sociais são canais de relacionamento. Por isso, você deve oferecer um diferencial ao seu consumidor para que ele os siga. Nada de falar só sobre os pacotes que você vende! Fale sobre destinos, dê dicas e agregue valor com o conteúdo para ter seu público mais próximo a você.

Não se esqueça do e-mail marketing

Ainda que muitas vezes associadas ao spam, as campanhas de e-mail marketing ainda são ferramentas poderosas para aumentar o tráfego para o site e até mesmo para realizar vendas. Com as campanhas de e-mail, sua agência pode enviar ofertas e promoções exclusivas de pacotes e destinos, além de fazer ações direcionadas para segmentos específicos do público-alvo. Contudo, não fique apenas na propaganda, caso contrário, seu consumidor optará por se desvincular de sua lista. Neste contexto, invista em conteúdo relevante a ele para fomentar a interação com sua empresa, fidelizá-lo e, assim, aumentar suas vendas.

Com tudo isso, não é difícil perceber que a internet possui inúmeras oportunidades para as agências de turismo que querem levar suas vendas a um novo patamar. Fique por dentro do nosso blog e descubra outras formas de deixar sua empresa bem posicionada na web e no mercado! Tem dúvidas de como começar a colocar estas estratégias em prática hoje mesmo? Deixe seu comentário aqui,  assine nossa newsletter e receba dicas para alavancar o seu negócio!


30 de julho de 2014 Master Administrador Marketing

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