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Você sabe o que é Branding? – Saiba como usar na gestão da sua empresa de turismo

16_10 Você sabe o que é branding? Sabe mas não faz a gestão da sua marca? Confira agora por que fazer branding é fundamental para uma marca de sucesso!  

O que é?

“Brand”, do inglês, significa a coleção de imagens e ideias que representam uma marca, serviço ou produto. “Branding” é o verbo, ou seja, uma ação. Branding é um conjunto de técnicas que que realizamos para gerar o fortalecimento de uma marca no mercado. Fazer branding é construir uma imagem forte e positiva, construir uma boa relação entre todos os envolvidos no negócio e ser lembrado positivamente. Seja na qualidade, no visual, na política... Em tudo! Por exemplo, você vai fazer uma viagem, e o avião que vai embarcar tem o fundo laranja e dois círculos desenhados. Esse avião pertence a qual linha aérea? av1 Acertou quem disse Gol. E se no lugar desse laranja fosse um fundo azul com a imagem do Brasil quadriculado e colorido? Você sabe dizer qual é? av2 Provavelmente responde Azul, não? Nos anúncios e designer de grandes marcas, não há um elemento que seja que foi colocado ali sem um propósito. Ou seja, quando trabalhamos bem os elementos visuais de uma marca, o nome não precisa estar exposto pra que as pessoas se lembrem dela e de seu conceito. Então, dentro do avião a aeromoça passa com um lanchinho para você: cereal e Danone. Reparou? Você imediatamente associou “Danone” com o iogurte. Se eu tivesse colocado “Nestlé” o resultado não seria o mesmo. O branding da Danone é tão forte que muitas pessoas usam o nome da marca pra se referir ao produto: o iogurte. Nesse caso, ser pioneiro ajuda, como por exemplo a Xerox ou o Leite Moça. Não é difícil se lembrar de nomes de marcas que as pessoas usam pra descrever o produto ou serviço. Mesmo que seja muito mais fácil para empresas grandes, “marcar o seu logo na mente das pessoas” não é uma regra exclusiva para empresas gigantes e muito antigas! Basta ter uma proposta inovadora e saber como aplicar e divulgar.  

Por que fazer?

Você vende a sua marca! Quando você descobre qual o valor da marca e transmite isso para todos, sua marca sai da zona de comparação. Independente do preço, as pessoas vão escolher a sua empresa, pois ela oferece uma experiência que não é possível encontrar com outras. Vamos voltar no tempo uns 10 anos. Lembra de como eram os chinelos de borracha da Havaianas? No máximo com duas cores, como aquele mais comum, branco de tira azul. Eu imagino como minha mãe reagiria se eu fosse passear em um lugar chique usando um desses há 10 anos atrás. Mas as coisas foram mudando, a marca foi evoluindo... Hoje minha mãe ainda reclamaria se eu fosse passear com esse modelo, mas e se ele fosse mais colorido, tivesse algum pingente, e custasse R$50 a mais? O consumidor associa as Havaianas com “as legítimas” e lembram positivamente da marca. Então as pessoas gastam um valor maior em um chinelo de borracha que não gastariam com outras marcas com produto semelhante. Quando o branding for bem executado e a marca tiver associação positiva, a marca passa a valer mais que o produto ou serviço.  

Quando devo fazer?

SEMPRE! Branding deve ser feito em todas as etapas de todos os processos. Não é fácil e nem rápido criar uma marca de sucesso, mas o primeiro passo é descobrir seu diferencial. Descobrindo o seu diferencial, você descobre o valor que as pessoas tem pela sua marca. Descobrindo o seu valor, o transmita em tudo que envolve sua marca: política da empresa, atendimento, marketing e vendas, produção, entre outros. Tenha sempre em mente que branding não é uma tarefa exclusiva do marketing. O marketing foca em vendas, o branding visa impactar todos os públicos: clientes, funcionários, colaboradores, entre outro. Fazer branding significa ser honesto. Prometer e cumprir. Se a proposta da sua agência for agilidade, tenha agilidade. Se a proposta do seu hotel for conforto, tenha um hotel confortável. Seja qual for o seu diferencial, o seu valor, seja honesto. Isso é fazer branding. Gostou desse artigo? O que gostaria de acrescentar sobre branding? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários. Grande abraço e até a próxima.   FONTES https://endeavor.org.br/branding-como-criar-uma-marca-de-sucesso/?esvt=-b&esvq=_cat%3Aendeavor.org.br&esvadt=999999---1&esvcrea=75514462525&esvplace=&esvd=c&esvaid=50078&gclid=CKn6tviUwMgCFcKBkQoddFMEGw http://www.ifd.com.br/marketing/o-que-e-branding/ IMAGENS http://mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/119665/gol-realiza-voo-inaugural-do-seu-100-boeing-737-veja-fotos http://webfly.com.br/  


16 de outubro de 2015 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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