Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

4 principais tendências para o mercado de turismo em 2017

Uma pesquisa realizada pela booking com base nas preferências de 12,7 mil consumidores e 13 mercados, além de uma análise de dados com base em líderes do mercado de tecnologia de viagens e e-commerce apontou algumas das principais tendências para o mercado de turismo para 2017. Com base nessa pesquisa, no post de hoje trouxemos quatro tendências para o setor de turismo em 2017!  

Tecnologia!

Como falamos no nosso post anterior sobre turismo em 2017 , uma das principais tendências para esse ano é o uso da tecnologia quando falamos em viagens. Como já citamos aqui no blog, a geração millennials busca principalmente a praticidade. Já foi a época que os consumidores ficavam apreensivos de comprar online e hoje em dia é bem raro conhecer alguém que nunca tenha feito pelo menos uma compra pela internet. Seguindo essa linha, seu consumidor prefere a facilidade de planejar suas viagens e resolver seus problemas sem ter que sair de sua casa ou mesmo falar no telefone. Segundo a pesquisa realizada pela Booking, 40% dos viajantes assíduos, já esperam planejar seu feriado ou férias utilizando somente o smartphone, enquanto 52% pretender utilizar mais o uso de aplicativos relacionados a viagens.  

Locais pouco explorados

Destinos já considerados “tradicionais” para agentes de viagens, como Porto de Galinhas para os amantes de praia e a Disney para os que querem viajar para o exterior continuarão, ocupando uma grande fatia no mercado de viagens, mas a nova tendência para o setor turístico o são os locais pouco explorados! Turistas que já visitaram os destinos “habituais” buscam novas experiências, portanto, a aposta é explorar destinos inusitados, incluindo até fazer mochilões. O chamado turismo de experiência oferece justamente o que nome sugere: uma experiência única ao viajante que procura fugir do tradicional. Oferecer opções como conhecer uma tribo indígena na Amazônia ou, para aqueles que preferem um roteiro internacional, um pacote para Nova Zelândia, incluindo um roteiro com visita a cavernas e florestas podem motivar seu cliente que não pretendia viajar a fazer as malas!   

Viagens sustentáveis/ ecoturismo

A principal motivação de fazer as malas e embarcar numa viagem é justamente fugir da rotina e aproveitar para  conhecer um novo lugar, não é mesmo? Com a correria do dia-a-dia, acordar cedo para o trabalho, ficar parado no trânsito, estudar para pós-graduação etc, todos nós precisamos sair um pouco do habitual, e outro item que é aposta no mercado é o ecoturismo.  Muito verde, contato com a natureza, roteiros sustentáveis e distância da cidade grande são uma tendência, segundo a pesquisa! Os dados do estudo apontam que 36% dos viajantes assíduos irão preferir viagens sustentáveis e 39% já tem interesse em ecoturismo.  

Bleisures

As bleisures - mescla de business (trabalho)e leisure (lazer)-, serão uma forte tendência! Segundo a pesquisa da booking, 40% dos viajantes a negócios fazem bleisures, ou seja, aproveitam sua viagem a negócios também para o lazer. A expectativa é que 46% dos turistas a trabalho farão bleisures esse ano, logo, investir no segmento é a recomendação.   Por hoje vou ficando por aqui! Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima! :)   Fontes:   https://news.booking.com/eight-big-travel-predictions-for-2017 http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/pesquisas-e-estatisticas/2016/11/oito-previs-otildees-futuristas-que-ir-atildeo-mudar-o-turismo_141895.html


6 de fevereiro de 2017 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

2 comentários

Everton - 6 de setembro de 2017

Sou Acadêmico de Turismo, e estou pesquisando tendências para o segmento do ramo para os anos de 2017 e 2018, esta matéria foi muito útil, principalmente em relação ao Bleisures, ainda não havia pesquisado nada sobre isto, muito bom, obrigado.

Ana Karoline Sousa - 11 de setembro de 2017

Bom dia Everton!
Fico feliz que a matéria foi útil!
Caso tenha alguma sugestão de tema, será muito bem vinda.
Abraços! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco