A era dos smartphones chegou! 3 dicas para sua agência de viagens vender mais

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Junto com o considerável aumento do acesso à internet veio a revolução do mercado de turismo, onde o consumidor se tornou mais engajado, independente, informado e buscando cada vez mais a “personalização” de seus serviços, tendo ferramentas na palma da mão para fazer o fechamento de um pacote de viagens. Hoje o consumidor de turismo age como um ator de sua própria experiência. É ele próprio quem planeja, personaliza e compra a realização de seus sonhos no destino. Pacotes de viagens prontos vêm perdendo espaço para as viagens “self-made”, por conta da experiência de viagem ter início como um planejamento pessoal que segue de acordo com os desejos do consumidor, onde estão incluídas, muitas vezes, atividades inusitadas e únicas.

Atualmente, de 3 entre 4 acessos à Internet são feitos pelos smartphomnes.  Estudos realizados pelo Ibope destacam que a média diária de uso de celular no país é de 59 minutos, enquanto a de smartphones é de 84 minutos e a de tablets, 79 minutos. Ou seja, nosso consumidor dispõe de aparelhos que cada dia mais possuem novas funcionalidades, afim de tornar seu dia-a-dia mais prático e cada vez mais conectado à internet. Frente à isso, qual a melhor forma de sua agência se posicionar à essa tendência? De que forma o planejamento de viagens pode ser feito via dispositivos móveis? E como sua agência pode faturar mais aproveitando esse processo? Preparamos algumas dicas de como a tecnologia mobile pode ajudar a alavancar suas vendas. Confira:

1 – Mantenha forte a presença da sua marca no Social Media

Conforme dito, 3 em cada 4 acessos à Internet são feitos via smartphones.  Como as redes sociais fazem parte do dia a dia desse consumidor hiperconectado, fortalecer sua marca nesses ambientes vai tornar sua agência mais próxima dele, elevando assim suas chances de conversão. Mas cuidado com o uso dos mesmos, pois a maioria dos usuários dessas redes estão lá em busca de entretenimento, e não em busca de ofertas. Faça com que a procura pelos serviços de sua agência surja de forma natural, sem o uso exagerado de propagandas. Que tal começar mostrando depoimentos de experiências de viagens de seus clientes? Fotos, vídeos e depoimentos são ótimos para que novos clientes e amigos de seus clientes queiram conhecer melhor os seus serviços. Vale o investimento.

2 – SMS Marketing

Trata-se do uso de mensagens curtas de celular para relacionamento com o cliente. A partir de 2012, após a descoberta de seus benefícios, seu uso tem mostrado crescimento significativo. Segundo dados da Federação Européia de Marketing Direto, metade das agências européias de Marketing Direto utilizam o SMS como ferramenta de apoio no planejamento das estratégias de CRM. É um dos principais meios de ligação direta com o cliente, que age de forma quase instantânea, pois o aparelho está junto ao cliente cerca de 24hs/dia.

É uma das mais poderosas ferramentas do Marketing de Relacionamento, por conta dessa grande ligação direta com o cliente. Porém, como todo canal, deve ter bom senso quanto ao seu uso. Se o cliente te fornece seu número de celular, é para que seja usado da melhor forma possível, sem que isso se torne invasivo. Para que seja feita uma campanha bem sucedida, sugerimos que sejam realizados três processos:

O primeiro é a segmentação do público alvo, que deve ser feita cuidadosamente, pois não são todos os clientes que consideram aceitáveis esse tipo de contato. Geralmente em alguns contratos de serviços tem a opção “Aceito receber novidades e ofertas via SMS”. Verifique a viabilidade dessa ação. O segundo é o conteúdo das mensagens. Como se sabe, em um torpedo SMS cabem poucos caracteres, então, sua oferta ou promoção além de curta, deve ser facilmente compreendida, sendo usado uma linguagem simples para tal. O terceiro é a análise de resultados, onde você poderá avaliar o desempenho e ROI (Return of Investment, ou Retorno sobre Investimento) de cada campanha de SMS Marketing.

Sua estratégia de campanha de SMS Marketing também pode variar, dependendo dos objetivos de sua agência. Separe determinados tipos de ações para cada tipo de público, como seus clientes, clientes VIPs, por exemplo, ou até mesmo os funcionários, fornecedores e colaboradores. O uso do SMS Marketing permite que sua empresa se relacione positivamente com o seu cliente de forma rápida e simples, e se bem utilizado, pode trazer ótimos benefícios e resultados, além do baixo custo investido. Existem empresas que oferecem soluções em SMS Marketing, através do controle de envio de sms, análise do retorno, relatórios, envios programados, entre outros.

3 – Uso de aplicativos e investimento em tecnologia mobile

No setor de turismo, a empresa que pretende se posicionar junto ao mercado deve considerar o investimento em tecnologia mobile o mais breve possível. Segundo o líder de Vendas Mobile do Google, Peter Fernandez, em sua apresentação sobre “O comportamento do turista no ambiente mobile” na segunda edição do Think With Google, cerca de 6% das buscas da internet sobre turismo é feita em algum tipo de dispositivo móvel. E esse número só tende a crescer nos próximos anos.

Peter ressalta que o investimento em sites amigáveis e em aplicativos para smartphones tende a abrir portas de conversão para todas as empresas de turismo. O ideal é que sua marca tenha um aplicativo próprio de pesquisa e simulação de preços de vôos, hotéis, carros, e quaisquer outros serviços que sua agência disponha, de forma que o cliente possa realizar suas compras de maneira ágil e fácil. O site de sua agência também deve ter um ambiente adaptável à estrutura funcional do celular, permitindo um rápido carregamento de seu conteúdo.

E você, já cogitou investir em tecnologia mobile? Quais ações no mundo dos smartphones você acha mais interessante para sua agência? Assine nossa newsletter e receba dicas para alavancar o seu negócio!

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