Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

BRANDING DIGITAL | Avance com seu e-commerce de turismo.

web2.fw Quando um cliente ou visitante entra no seu website, certamente está buscando algo relativo ao seu produto ou mais informações sobre ele. Por isso é essencial que suas ofertas estejam dispostas de forma simples e fácil. Uma boa experiência de navegação é essencial nesse processo, afinal, se não encontrar de prontidão o que procura logo na home, ele certamente abandonará o seu site, aumentando lá nas suas métricas o indicador “abandono”. Uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil mostra que o principal motivo de abandono entre os 19 maiores sites de e-commerce gira em torno da melhoria da experiência do usuário. Entre outros motivos como falta de produtos no estoque, má formatação, etc, muitos usuários abandonam o seu site por conta da má organização do mesmo. Um site bem estruturado, organizado em listas e categorias é a chave certa para que o usuário encontre, de forma simples e prática o que procura. Eu mesma já abandonei alguns websites porque vi muitos banners, muitos ads, muitas imagens em movimento, e quando não achei rapidamente o que procurava, fui realizar outra busca. Isso é natural, afinal, a leitura na internet é muito dinâmica, rápida, e prender a atenção do cliente não é tarefa das mais fáceis. MenuHome3 Veja o exemplo da imagem acima: este site divide os assuntos em categorias, onde quem lê faz um “overview” sobre as palavras, identificando seus interesses só de bater o olho. Lembrando que, por mais que hajam esforços em landing pages, design arrojado, imagens de produto, etc, se a navegação do seu site por entre as categorias que o seu site oferece não estiver em ordem, seu cliente pula fora. A arquitetura de informação ajuda muito nesse processo, visto que por trás de todo canal de vendas online, deve haver um planejamento, no sentido de ter uma estrutura, um padrão. Você se lembra de um post aqui no blog da Envision,  onde falei sobre Webwriting? Então, lá, eu falei um pouco sobre arquitetura da informação. Arquitetura da informação nada mais é do que a organização da informação em grupos, de maneira lógica, que possa ser entendido pelo maior número de pessoas possível. É esse sistema que faz com o que o usuário saiba navegar no seu site de forma simples e inteligente. Basicamente, alguém que trabalha com arquitetura da informação “se põe” no lugar do usuário, com o intuito de proporcionar a melhor experiência de navegação para ele. Essa experiência vale para quem tem dificuldades visuais, auditivas, etc. E para isso esse profissional pode se utilizar de diversos recursos, como vídeos, imagens, músicas, texto e design responsivo. Existe um termo que se chama “encontrabilidade”, e o mesmo se aplica ao seu site. Imagine que o seu site, por mais simples que seja, seja um portal de notícias. Digamos que você esteja buscando um artigo sobre turismo e tecnologia, por exemplo. Você desceria o scroll, entre inúmeros artigos até encontrar o que procura, ou vai procurar um campo para digitar a palavra relacionada à sua busca? Eu escolheria a segunda opção, sem sombra de dúvida, e se não encontrasse, procuraria outro portal para achar algo que responda ao que eu procuro. O tipo de experiência do usuário na internet, especificamente no seu site ou e-commerce é fundamental para que ele se sinta confortável em adquirir seus produtos/serviços. Ofereça uma experiência agradável à ele e avalie depois pelos indicadores de desempenho que você utiliza. Vou ficando por aqui e até a próxima!  


17 de julho de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo, Tecnologia

7 comentários

curso importando com sucesso - 16 de dezembro de 2016

Excelente artigo Samanta, quando um visitante entra em um site podendo ser de e-commerce de turismo ou não as informações que o visitante está buscando tem realmente de estar ali, se não corre o risco dele sair imediatamente do site visitado.

Ana Karoline Sousa - 3 de janeiro de 2017

Fico feliz que tenha gostado do artigo!
Se tiver alguma sugestão de tema, fique a vontade para nos enviar!
Abraços! 🙂

academia do importador - 16 de dezembro de 2016

Com toda certeza Samanta o que você mencionou em uma parte dos eu artigo o visitante entra no site querendo ver aquilo que ele está realmente buscando, se as informações não estiverem lá o visitante vai embora rapidinho.

Ana Karoline Sousa - 3 de janeiro de 2017

Com certeza, por isso se preocupar com a experiência do usuário em seu website é essencial!
Abraços! 🙂

Isabel Marcerlly - 21 de fevereiro de 2017

Sigo o seu site faz um bom tempo 🙂 adoro o que você posta, serve de referência para mim e para minha filha #Larah, muito obrigada!

Marcos Oliveira - 13 de março de 2017

Muito bem escrito este artigo, falo por mim, quando estou pesquisando na internet por determinados assuntos específicos e começo a entrar em alguns web sites e eles não me fornecem a informação que realmente estou buscando eu saio da página rapidinho, os criadores de conteúdo tem de ter em mente que o leitor quer achar o que busca o mais rápido possível.

Ana Karoline Sousa - 13 de março de 2017

Olá Marcos!
Fico feliz que tenha gostado do artigo, e o que você disse é verdade. Hoje as pessoas dificilmente tem paciência para buscar uma informação em uma página se não encontrarem diretamente o que estão buscando.
Se você tiver alguma sugestão para próximos artigos fique a vontade!
Abraços! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco