Como construir um relacionamento duradouro com o cliente

 Em Marketing, Relacionamento

4_9 II

As startups de turismo diferem-se das outras empresas por conta do espírito empreendedor, crescimento rápido e pela inovação latente que, que é característica específica das startups.

Deste modo, o relacionamento com o cliente se faz importante, pois o diferencial das empresas tradicionais está justamente aí – enquanto as outras empresas buscam somente vender, as startups ENVOLVEM-SE no universo do cliente, fazendo com que ele se sinta a vontade com ela, e não como só mais um que compra com a sua marca.

Existe uma metodologia simples que pode facilmente ser aplicada ao seu negócio – se chama Canvas, e lá você pode visualizar claramente a relação com o seu cliente a proposta de valor do seu negócio. Trabalhando com o Canvas, fica mais fácil desenvolver ações que gerem encantamento e desenvolver uma boa experiência com os clientes de sua empresa de turismo.

Encontre um público específico

Reiterando o que o CEO da Envision, Ciro Nola ressaltou em nosso último E-Book publicado, sai na frente a agência de viagens que souber absolutamente tudo sobre o cliente que faz negócio com você. Agindo dessa forma, você vai saber oferecer o a viagem certa, na hora certa, pelo meio de comunicação mais certo possível. Dessa maneira fica difícil a recusa e a possibilidade de erros, bem como a publicidade invasiva com ele.

Bom, essa é uma das vantagens das startups, afinal elas saem na frente pelo dinamismo e pelo retorno rápido, e como desvantagem há o fato de serem pouco conhecidas pelo mercado, então atrair clientes é em si, um desafio. O melhor caminho é desenvolver um relacionamento duradouro e baseado na confiança com os clientes, afim de mantê-los sempre satisfeitos.

 

Experiência de marca

O que a sua empresa de viagens pode oferecer além da entrega de produtos turísticos? Seu diferencial está justamente aí – na experiência de marca e em como fazer para que o seu cliente se sinta parte do seu negócio, como se ele fosse um parceiro ou realmente trabalhasse com vocês – faça com que ele se sinta importante!

Promocões no instagram com o uso de hashtags, ganho de brindes e descontos, acúmulo de pontos… enfim, tudo é válido para que ele perceba que não é só mais um que compra com você – mas sim parte importante e que você e sua equipe se esforçam para mantê-lo como cliente. No livro Marketing 3.0, Kotler diz que muitos profissionais de marketing deveriam confessar que, no fundo, os consumidores jamais são sua maior prioridade – o que no fundo é verdade, afinal, uma empresa não existe sem que haja o fechamento de vendas, mas para que isso aconteça, diante do mercado acirrado em que nos encontramos, a valorização do relacionamento com o cliente se faz importante para que ele continue comprando com você e não com a concorrência.

 

E você, o que você faz a mais no relacionamento com seu cliente? Deixe sua sugestão! Vou ficando por aqui e até a próxima ;)

Artigos recomendados

Deixe um comentário