Como ter um blog de sucesso: Marketing de conteúdo para agências de viagens – Parte IV

 Em Agência de Viagens, Marketing

como ter um blog de sucesso

Dando continuidade à nossa série, em meu último artigo, falei sobre como ter um blog de sucesso em sua agência de turismo, como adicionar imagens, como construir seus textos e também sobre plugins. Para fechar o tema, hoje falaremos sobre meta descriptions, tags, newsletters e mensuração de resultados. Confira!

Meta descriptions, categorias, tags e palavras-chave

Afim de posicionar melhor o seu blog nos mecanismos de buscas, o WordPress fornece alguns recursos básicos que são essenciais para que você possa ter um blog de sucesso. São eles:

Categorias:

Servem para separar os seus textos de acordo com o tema escolhido. Imagine, por exemplo que você esteja em um supermercado, e então procura pela seção “carnes”. Fácil, não? Só de olhar você já, intuitivamente, sabe que lá no fundo vai encontrar os alimentos dessa categoria. No seu blog deve ser a mesma coisa: organize seus textos por temas com os quais a sua agência de turismo trabalha. Se sua especialidade é, por exemplo, turismo de aventura, separe posts sobre arena cross, rafting, surf, windsurf, etc.

Tags:

De forma a levar o leitor para o seu site por algum assunto mais específico, diferente das palavras-chave, as tags são palavras relacionadas mais ao conteúdo disposto ao longo do texto. Se você publicou um texto sobre ecoturismo na Amazônia, por exemplo, seu post terá as seguintes sugestões de tags separadas por vírgulas: “amazônia”, “turismo”, “ecoturismo na amazônia”, “natureza”, “áreas naturais”, etc. Coloque quantas tags quiser – não há um limite específico para elas. Quanto mais tags, melhor.

Palavras-chave:

Um dos itens mais importantes neste processo são as palavras-chave: é através delas é que o seu post será encontrado e rankeado pelos motores de busca do Google. Se você por exemplo criou um texto com o título: “Tendências de viagem em 2015”, pode classificar suas palavras-chave como “tendências de viagem 2015”, trabalhando sua palavra-chave ao longo do texto. Mas cuidado para não cansar a leitura e não tornar o conteúdo repetitivo. Adicione ela no título, no texto, na meta description, na url, e nas imagens. Dá trabalho, mas resultado é fantástico e rapidamente visível nos rankeamentos. Depois, procure entender mais sobre SEO e os critérios do Google de rankeamento – esse conhecimento é fundamental para que você possa ter um blog de sucesso. 

Newsletters

Newsletters são aqueles campos onde você preenche seu nome, email, e algum ou outro dado sobre você, como cargo, empresa, etc. Essas informações vão para um banco de dados, que vai te enviar algum material (como um e-book, por exemplo), ou atualizações de um blog, que é o nosso caso. Recomendamos que você deixe na lateral da home do seu site esse “box” para o cliente se inscrever, e uma também ao final de cada post, assim o seu leitor verá sempre um formulário de contato para pode receber seus conteúdos via e-mail.

Divulgando seu conteúdo

Bom, desse tema acho que você já conhece. Na fanpage do Facebook de sua agência, faça a divulgação dos posts, colocando no feed de notícias um trecho que você achou interessante e fazendo uma chamada para ação com o link do blog. Não esqueça também de divulgar no Linkedin, Twitter e Google +. Fora isso, conte aos seus amigos, mande e-mails regulares para todos os seus contatos, enfim: faça com que você seja visto. O resultado pode demorar um pouco, mas ele vem.

Mensurando resultados

Você pode mensurar o alcance do seu blog pelo número de likes no Facebook, respostas de e-mail, assinantes de newsletter, comentários, etc. Existem empresas especializadas em Marketing Digital que podem te auxiliar nesse processo, como a RD Station ou Rock Content, porém, ninguém melhor para vender conteúdo exclusivo, do que a equipe sua própria agência de viagensTanto uma como a outra auxiliam no processo de criação de conteúdo, palavras chave, alcance do blog, tráfego, etc, fazendo o trabalho de consultoria de marketing digital da sua empresa. Por fim, quero lembrar que conteúdo é a chave para não “invadir” o tempo livre do seu cliente na internet, e sim para atraí-lo para o seu website, tornando os seus prospects engajados com o que você disponibiliza.

O trabalho de blogging faz com que seus colaboradores se mantenham atualizados com o que acontece no mercado e mantém também um canal pessoal direto com o leitor e possível cliente efetivo da sua marca. Bom, vou encerrando por aqui a nossa série. Você tem alguma dúvida ou sugestão? Como acredita que o Marketing Digital interfere no processo de compra dos clientes?

Até a próxima!

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