Consolidadoras: Saiba o que são e como influenciam em seu negócio

 Em Agência de Viagens
Consolidadoras: saiba o que são e como elas influenciam em seu negócio

Consolidadoras: saiba o que são e como elas influenciam em seu negócio

Quando o assunto é compra de passagens aéreas, a vida das pequenas agências de viagens nem sempre é fácil. Há uma série de exigências para comprar direto com as companhias aéreas: exige-se crédito, referências ou até certificações difíceis de conseguir, como a da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). O que fazer, então, se o cliente chega na loja pedindo um vôo?

É nesse momento que as consolidadoras entram em cena, trabalhando como intermediárias na compra e venda de passagens. Por um lado, elas correspondem a tudo o que as companhias aéreas pedem e, por outro, flexibilizam as exigências para as agências de viagem menores. Quer entender melhor como funcionam essas empresas e conhecer as vantagens em ter parceria com uma? Confira a seguir:

Facilidade para pequenas agências comprarem bilhetes aéreos

Comprar bilhetes diretamente de uma companhia aérea pode parecer fácil para o usuário comum: basta entrar no portal empresa, selecionar o melhor vôo, inserir os dados do cartão de crédito e emitir os bilhetes. No entanto, para as agências de viagem, isso funciona de maneira um pouco diferente.

Como contam com a comissão sobre as vendas, a relação dessas empresas com as grandes companhias aéreas é mais complexa, e há uma série de exigências financeiras e de certificações internacionais. Um exemplo é o já mencionado certificado IATA, que reconhece a agência internacionalmente perante uma espécie de sindicato das empresas aéreas. Os requisitos para consegui-lo são inúmeros, além dos custos proibitivos para pequenas empresas.

As consolidadoras, por sua vez, com alto poder financeiro, assumem o risco que as companhias aéreas não querem: dão um crédito pré-aprovado para a agência pequena, que pode emitir qualquer tipo de bilhete e fazer o pagamento faturado. Lembrando que o crédito pré-aprovado geralmente tem como referência o capital social da agência.

Comissão sobre as vendas é vantagem para as consolidadoras

Apesar da realidade do mercado atual, onde as comissões de aéreas são cada vez menores e tendem desaparecer, as agências consolidadoras procuraram alternativas para superar esse problema.
Uma delas foi a criação da DU, uma comissão extra que é repassada ao cliente final e não às agências de viagens. Assim, a agência que compra um bilhete de uma consolidadora tem, geralmente, 10% de DU mais a comissão da companhia aérea (que é zero para a maioria, mas que, em alguns casos, pode chegar a 7%).

Mais agilidade e ampliação de mercado

Além de garantir a comissão, as agências de viagens consolidadoras vêm se aprimorando em tecnologia. Seus portais estão cada vez mais modernos, dando agilidade e desburocratizando as vendas. Hoje, o vendedor pode entrar com a senha e buscar vôos de diversas companhias aéreas ao mesmo tempo, comparando seus preços e filtrando-os por horário, por aeroportos, etc.

O ambiente de emissão vem se tornando cada vez mais amigável, assim como são os portais buscadores de bilhetes da internet. O investimento em tecnologia tem sido um grande diferencial entre as consolidadoras, e quem oferece o melhor portal tende a conquistar mais agências como clientes.

Algumas agências de viagens consolidadoras também já começaram a investir no setor hoteleiro, estabelecendo parcerias com hotéis e, dessa forma, conseguindo um preço diferenciado, o qual repassam às agências menores.

Trata-se de um caminho ainda bem incipiente, mas mostra que as consolidadoras não param de evoluir.
Você já conhecia as agências de viagens consolidadoras? Já fez parceria com alguma? Conte para a gente o que pensa sobre o assunto e continue acompanhando o nosso blog!

Artigos recomendados
Showing 19 comments
  • Panays Constantino Neto
    Responder

    Samanta boa tarde!
    Gostaria de uma informação estou querendo trabalhar com um turismo específico no qual tenho acesso!
    Não sou da área de turismo, tenho formação administrativa.
    Gostaria de saber qual consolidadora procurar para estabelecer uma parceria!

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Boa tarde Sr. Costantino,

      Atualmente a Envision tem integração com alguns 3 Consolidadores, apesar de existirem outros no mercado, se seu interesse é utilizar uma de nossas soluções no futuro, com certeza sendo um que já possua integração com a Envision facilitará o processo. São eles:

      REXTUR ADVANCE
      GAP NET
      ORINTER

  • Salete
    Responder

    Olá Karoline!!! Gostaria de saber se existe alguma consolidadora que trabalhe com pessoa física, tipo agente de viagem. Eu tenho o cliente, mas não sou pessoa jurídica. Existe alguma consolidadora séria no mercado que possa me ajudar????

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Bom dia Salete,

      Normalmente todas as consolidadoras possuem um departamento específico para atendimento de free lancers. Neste caso sugiro ela entrar em contato com a GAPNET ou Rextur/Advance e procurar por esta área.
      Abraços!

    • juarez
      Responder

      OI SALETE ,olha e meio que impossível, porque eles tem que repassar um credito para você pagar faturado no boleto em 7 dias ,porque eles não trabalha a vista com cliente final, só com agente, com cnpj, ME e o enquadramento mais recomendado porque e uma pequena media empresa, e você tem que ter um capital social pelo menos de 78,000,00 mil reais , porque sua empresa ira ter mais credibilidade,juntos as companhias, Juarez um abraco , qualquer duvida, respondo no meu imail,

  • Clarice Lima
    Responder

    Olá Ana Karolina, estou fazendo uma pesquisa sobre agencias consolidadoras para um trabalho para nota na faculdade, faço o curso de Turismo e gostaria de saber se você poderia me dar alguns exemplos de empresas consolidadoras para abrilhantar ainda mais meu trabalho, eu agradeço!

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Bom dia Clarice!
      Alguns exemplos de consolidadoras são a Esferatur e a GAPNET.
      Boa sorte no seu trabalho! :)

  • kleber manoel lira da silva
    Responder

    Olá, bom dia Ana Karoline, sou cadastrado como MEI, agente de viagem e gostaria de saber qual se temos que possuir algum valor inicial para nos cadastrarmos na Consolidadora.

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Boa tarde Kleber!
      É necessário que você entre em contato com o departamento comercial da consolidadora, pois cada consolidadora trabalha de uma maneira.
      Abraços! :)

      • Cristiano Pereira
        Responder

        Boa noite, Ana Karoline.

        Sou MEI como agente de viagens, Guia de Turismo Regional/Nacional/América do Sul e formado em Administração de Empresas.

        Minha dúvida é sobre a confiabilidade das consolidadoras. Você poderia me indicar algumas que, pela sua expertise, sejam confiáveis?

        Obrigado!

        • Ana Karoline Sousa
          Responder

          Olá Cristiano!
          Atualmente a Envision tem integração com alguns 3 Consolidadores, apesar de existirem outros no mercado, sendo eles:
          REXTUR ADVANCE
          GAP NET
          ORINTER
          Espero ter ajudado, abraços!

          • Cristiano Pereira

            Muito obrigado! Abraços!

    • EDIELMA BARROS DE SANTANA
      Responder

      Boas noite!
      Sabes me informar como faço para me cadastrar no MEI?

  • Paulo Andŕe
    Responder

    boa noite, Karoline gostaria de saber qual soft você recomenda para quem esta iniciando no ramo de agencia de viagem .
    tem algum free?
    abs Paulo

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Boa tarde Paulo!
      Softwares gratuitos eu não conheço. :/
      Nós da Envision trabalhamos com produtos que podem te ajudar na gestão de sua agência de viagens, dá uma olhada: https://www.envisiontecnologia.com.br/produtos/
      Caso você se interesse ou deseje maiores informações, me informa seu e-mail que entraremos em contato.
      Abraços! :)

  • Juliana
    Responder

    Olá Ana Karolina, gostaria de saber se essas empresas cosolidadoras possibilitam fazer pacotes terrestres, marítimos e aéreos?

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Oi Juliana, boa tarde!
      Cada consolidadora trabalha de uma maneira, é preciso que você entre em contato com elas para verificar a disponibilidade dos serviços prestados.
      Abraços!

  • Responder

    Oi Karoline, boa tarde !
    Tenho uma agência de viagens na modalidade MEI, solicito informar se há como trabalhar com CONSOLIDADORAS sendo MEI ?
    A decolar atua também consolidadora ?
    Obrigado

    Fernando Lara

    • Ana Karoline Sousa
      Responder

      Oi Fernando,
      Isso depende da política da consolidadora.
      O ideal é que você entre em contato com a consolidadora que você deseja trabalhar para esclarecer.

Deixe um comentário