Criando um modelo de projeto

 Em Marketing

Criar um modelo de projeto nada mais é do que deixar pré-estruturado e pré-definido o conjunto de informações que deverá ser feito em um projeto padrão. No artigo de hoje você saberá como montar o seu modelo de projetos!

  • Por que ter um modelo de projeto?

Criar um bom modelo de projeto é importante para evitar que você tenha maiores problemas com a gestão, como estourar o orçamento, entregar fora do prazo ou até mesmo um resultado diferente do escopo original!

  • Como fazer?

1- Defina as informações padrão

Na primeira etapa da criação do modelo, você deverá definir quais informações são relevantes. Elas podem partir das informações básicas, como nome do cliente, título padrão do projeto, um código de identificação (que irá ajudar no momento de gerar relatórios), e também conter informações mais específicas, como briefing, área responsável e o que mais você achar necessário.

2- Determine as etapas

Esse é o momento onde serão definidas as fases da macro, ou seja, quais etapas serão necessárias para a realização do projeto. É muito importante que a definição das etapas seja o mais realista possível, pois irá facilitar o trabalho de gestão de tempo, além da definição das prioridades no projeto.

3- Fluxo de trabalho

Por meio do fluxo de trabalho serão definidas por qual caminho as atividades do seu projeto deverão seguir. Lembre-se que ele deve ser flexível e adaptável a possíveis mudanças que podem ocorrer sem causar problemas.

4- Defina os responsáveis 

Delegue o supervisionamento das tarefas a gestores confiáveis, deixando claro a todas as pessoas do time quais são suas responsabilidades, ficando assim mais fácil acompanhar o andamento das atividades.

5- Teste o seu modelo

Concluída todas as etapas anteriores, é hora de testar o modelo criado! Esse teste é importante para verificar se o modelo criado é funcional. Ao fazer esse teste, você irá analisar possíveis falhas e o que pode ser otimizado.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário