Dia internacional da mulher: confira o papel da mulher no turismo ao longo dos anos

 Em Eventos, Relacionamento
dia internacional da mulher

dia internacional da mulher

Como sabemos, domingo agora, dia 8 é o dia  Internacional da Mulher. Em homenagem á elas que fazem boa parte da nossa economia girar, seja viajando ou trabalhando na área turística, elaboramos um breve overview da participação e evolução do papel da mulher no turismo ao longo dos anos. Confira!

Participação no mercado de turismo

Dados apresentados pelo estudo feito na Universidade de Aveiro, em 2009 mostram que elas ganhavam menos, tinham menos oportunidades de crescimento na carreira e maior número de conflitos entre família e trabalho. O objetivo desse estudo era avaliar a dificuldade e limitações que as mulheres encontram para ingressar no mercado de trabalho de turismo após terem se formado na faculdade.

O estudo aponta também que nos anos seguintes as diferenças entre homens e mulheres no setor tendem a ser superadas. Ações como a Criação de um Código de Ética para o Emprego em Turismo e o lançamento de bases para um Observatório de Gênero do Turismo previram contribuir para uma participação mais ativa das mulheres no setor, gerando mais igualdade entre os gêneros.

O mercado de trabalho em geral

Segundo dados do G1, as mulheres vêm aumentando sua participação no mercado de trabalho nos últimos anos. Em alguns cargos, essa presença cresceu mais de 100%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho. Cargos importantes como gerência e vice-presidência deram um salto de 12,0% para 27,06%, em 2015.

De acordo com dados históricos, é nítida que a desigualdade de gênero no mercado de trabalho caiu ao longo dos anos. Entre os setores de maior destaque, as mulheres são maioria em RH, com com 76,70% de participação. Em segundo lugar vem a área da educação, com 62,85%. Logo após, vem relações públicas (61,68%), medicina e saúde (55,86%) e turismo, com 55,65% de participação.

Homenagens para mulheres no turismo

Não é difícil encontrar premiações para mulheres em eventos e congressos por aí. No ano passado, o Panrotas anunciou homenagens de colaboradores de algumas empresas de turismo, como Reserve e Sindetur. Entre as homenagens, os homens destacam as qualidades e as habilidades super poderosas que as mulheres possuem. Confira:

“Trabalho há 12 anos no setor hoteleiro e tive passagens nas grandes redes inclusive a líder de mercado e nunca tinha me deparado com uma mulher com tamanhas qualidades em sua atuação profissional. Estou me referindo a Érica Drumond, CEO da Vert Hotéis. Dentre algumas destas qualidades divido-as de forma simples com vocês: visionária, simples, determinada, envolvente e de um extremo bom humor. Isso e muito mais formam um conjunto admirável de virtudes em uma pessoa que está no comando de uma grande empresa que certamente será uma referência no mercado devido a suas intenções e ambições. Parabéns, sra. Érica!!”
Cristiano Mandelli, Vert Hotéis

Fora isso, o Ministério do Turismo publicou em 2007 uma homenagem às mulheres ligadas ao setor turístico, incluindo Marta Suplicy. Veja aqui maiores detalhes da comemoração.

Quantas mulheres trabalham aí com você? Na sua opinião, qual a importância da mulher no mundo corporativo e de viagens? Fica aqui nossa singela homenagem. Feliz dia da Mulher!

Artigos recomendados

Deixe um comentário