Ferramentas de TI: Conheça os recursos de tecnologia para otimizar seus processos de trabalho

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Só sobrevive hoje no mercado de turismo quem realmente se mantém atualizado com o que há de melhor no mundo tecnológico, oferecendo serviços com qualidade e rapidez. A sobrevivência se dá pela compreensão das necessidades do consumidor de turismo, seus sentimentos, seus sonhos, seu estilo de vida, etc. E a tecnologia é uma importante aliada quando se fala em praticidade e bem estar.

Sistemas de tecnologia implantados nos computadores das agências permitem que o turista possa fazer uma viagem sem maiores complicações, além de facilitar e muito o trabalho do agente de viagens. Por isso, as agências de viagens estão modernizando cada vez mais seus processos, no intuito de enriquecer a experiência de compra do consumidor final. Segue abaixo 5 processos que facilitam o dia a dia das agências:

CRM – (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

Também conhecido como Customer Relationship Management, trata-se de um conjunto de tecnologias desenhadas para automatizar as tarefas chamadas de “negociação”. É um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Reúne informações em um banco de dados, de forma simples e que pode ser compartilhada por todos os setores da empresa. É uma ferramenta poderosa na customização e na criação de novas ofertas, que permite ao agente de viagens uma visão maior do seu processo de vendas, oferecendo informações valiosas sobre seus clientes. Adotar a estratégia de CRM faz com que a organização conheça seus hábitos, dá suporte para que a agência ofereça um atendimento mais especializado, criando pacotes, eventos, promoções, etc. Vale investir.

ERP – Planejamento de Recursos Empresariais:

ERP, ou Enterprise Resource Planning é um sistema empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais e administrativos das empresas. Serve para centralizar as informações, dá suporte à tomada de decisões em todos os departamentos da organização, gerindo seu fluxo durante o processo de desenvolvimento da atividade empresarial, permitindo aos gestores um acesso ágil e eficiente às informações gerenciais.
Os sistemas ERP monitoram cada passo da agência de viagens, desde compras, formação de preços, planejamento, contas pagas e a receber, controle de estoque, contratos, venda de serviços, passando ainda pela gestão dos relacionamentos com clientes e fornecedores, oferecendo análise de resultados, entre outros. Por conta disso, as soluções ERP se tornaram hoje uma ferramenta fundamental para as agências de viagens de todos os tamanhos, permitindo à elas uma maior organização e transparência em suas atividades e processos. Os benefícios da ferramenta são variados. Dentre os principais, destacam-se:

  • Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada;
  • Eliminação de retrabalho;
  • Padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade;
  • Segurança da informação através da informação de permissões de acesso e log de alterações;
  • Facilita o aprendizado interno e a construção de visões comuns;
  • Segurança da rede.

As organizações, do ramo de turismo ou não, ao se depararem com o risco de ataques aos seus servidores, tem a opção de implementar soluções de segurança, visando proteger seus dados de acessos não autorizados. As agências, que tendem a aumentar o volume de operações através das vendas online, também entram nesse meio – e para garantir a segurança da informação privada de seus clientes, podem incluir segurança de rede em seu orçamento de TI. As opções são variadas, que vão de aplicativos e soluções de firewall, até sistemas de prevenção de intrusão (IPS).

BPO – Terceirização do Processo de Negócio:

Significa, basicamente, a transferência da operatória dos processos comerciais da agência, como gerenciamento, atendimento, pesquisa, emissão, armazenamento de históricos, gerenciamento, etc. Conforme o crescimento da demanda, as agências estão começando a compreender os benefícios que a BPO pode trazer aos seus negócios, entre eles, a maior concentração nas atividades comerciais, a maior eficiência dos processos, reduções de custos e o maior tempo, que pode ser dedicado à outras atividades no dia a dia da agência.

Contratar um provedor de TI para implantar um sistema em sua agência pode ser valioso em seu processo de desenvolvimento. Pensando nessas necessidades, surgiu a Envision – empresa de tecnologia voltada ao desenvolvimento de serviços planejados para empresas de turismo, que dispõe de três produtos:

Travel Agent, que é voltada diretamente ao agente de viagens. Dentre suas mais variadas funcionalidades, o sistema oferece customização genérica de fluxos, armazenamento, notificações de novos pedidos, interface rápida e multitarefa, pesquisa, reserva, entre outros.
Corporate Go! É voltada às empresas de turismo de pequeno, médio e grande porte, e oferece, entre outras funcionalidades, gestão das políticas de viagens das empresas em diversos níveis, controle de orçamentos, históricos de solicitações, etc.

Travel Go! É um sistema de gerenciamento do comercial de sua agência: permite ao agente a administração do fluxo de atendimento, além de uma plataforma B2C para a disposição de suas ofertas, pacotes, serviços, etc. Oferece o controle de marcação de assentos, solicitações multi-trecho e multi-funcionalidades, atualização dos vôos já reservados em tempo real, entre outros.

Aqui na Envision dispomos de algumas opções para que você otimize seus processos de trabalho em sua agência de viagens. Conheça nossos produtos.

E você? Quais ferramentas de TI se adaptam melhor às necessidades de sua agência? Tem alguma sugestão? Fale conosco! Suas dúvidas podem ser tema de mais um artigo em nosso blog!

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