Hábitos de consumo pós-pandemia

 Em Marketing

Como todos sabemos, a pandemia causada pela COVID-19 mudou o mundo em que estávamos acostumados. Os hábitos são completamente novos e é sobre isso que iremos falar hoje, confira!

Adaptação

Para se adaptar a esse novo cenário é essencial entender as mudanças e seu contexto, e assim identificar os novos padrões de comportamento.

Com o isolamento social adotado no Brasil desde março, o processo de digitalização foi acelerado com muitas pessoas trabalhando e estudando a distância por meio de diversas ferramentas como o zoom e o Google Meet. Além disso, como as lojas físicas foram fechadas, houve um grande aumento nas compras digitais, inclusive por pessoas que nunca haviam comprado online anteriormente.

3 comportamentos principais:

Nesse momento com uma quarentena flexibilizada, há uma retomada no consumo, sendo 3 comportamentos característicos: subsistência (escassez, economia circular), celebração (exagero, produtos de desejo) e reflexão (consumo racional e sem excessos).

A categoria de consumo é normalmente demarcada pela classe social pertencente, como por exemplos, artigos de luxo estão sendo procurados como um presente a si mesmo após a crise, enquanto classes mais baixas estão na subsistência, fazendo uso do que se tem em mãos em meio a escassez. Já o consumo racional é feito normalmente por classes com maior renda, porém em um nicho específico.

Turismo: o que esperar?

Ao que vemos da vontade do consumidor brasileiro, viagens aéreas nos níveis pré-quarentena devem retomar, ainda que não de imediato.

Outra mudança comportamental é o receio de utilizar meios de transporte, tanto público quanto carros compartilhados pelo possível risco de contágio.

 

Por hoje vou ficando por aqui!

Deixe sua opinião nos comentários!

Abraços e até a próxima. :)

 

Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/o-pos-pandemia-como-usar-o-novo-contexto-a-favor-dos-nossos-negocios/

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário