A importância da Braztoa para as operadoras de turismo

 Em Agência de Viagens

A-importancia-da-Braztoa-para-as-operadoras-de-turismo

Se você já navegou pelo nosso blog antes, com certeza já viu um post sobre as maiores operadoras de turismo do Brasil. Lá nós listamos os maiores nomes em operação de serviços turísticos que se tem notícia por aqui – contando brevemente sobre a trajetória das empresas e também sobre suas grandes conquistas. E falando em operadoras de turismo, você conhece conhece a Braztoa? A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) funciona basicamente da mesma forma que a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) – é uma instituição privada sem fins lucrativos – porém que trabalha em função das operadoras de turismo do Brasil. Hoje falaremos sobre a importância da Braztoa no mercado de turismo e sobre alguns de seus principais serviços. Confira!

A Braztoa

BraztoaFocada em atender principalmente as operadoras de turismo, a Braztoa visa desenvolver a atuação de seus associados em regime de liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência, promovendo ações institucionais e parcerias de apoio à comercialização do segmento. A instituição age com a seguinte metodologia:

→ Promoção e comercialização

Neste quesito a associação age como um canal de comunicação entre seus associados e a sociedade. Levam orientações, informações e estimulam também o hábito de viajar;

→ Desenvolvimento do setor

Neste a associação faz o diálogo com todo o trade turístico – associações e empresas – promovendo cursos, palestras e workshops, visando estreitar e aprimorar as relações existentes;

→ Representatividade

Promovem os associados e seus produtos, no Brasil e exterior, por meio de projetos, eventos, ações institucionais em diferentes canais de comunicação.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade

Trata-se de um dos nichos mais importantes da associação. O prêmio faz parte do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro de 2011, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Desde 2005, A BRAZTOA tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega à terceira edição

O 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade acontece todos os anos, onde qualquer empresa ligada ao setor de turismo pode se inscrever gratuitamente, levando alguma ação relacionada à sustentabilidade para concorrer ao prêmio. O Prêmio reconhece as melhores ações do mercado e engloba iniciativas de toda a cadeia turística. Suas inscrições são abertas de setembro a outubro, no site da Associação.

Neste ano, Maceió foi palco da grande premiação.  Na ocasião, os associados tiveram diversas oportunidades de interagir com o tema em atividades preparadas pela diretoria socioambiental da entidade. E mais:  uma plataforma digital disponibilizou ferramentas mais dinâmicas para inscritos e jurados, facilitando o cadastro dos dados necessários e também o processo de avaliação. Trouxe também uma bancada maior de jurados, para que cada categoria tivesse uma comissão julgadora exclusiva. Para completar, os vencedores desta edição foram convidados a palestrar no Senac, como forma de compartilhamento e divulgação dos cases de sucesso. O vencedor da categoria TOP foi para o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos (Socorro – SP), deixando Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau e CVC em segundo e terceiro lugar. Acesse aqui para mais detalhes dos cases de 2014.

Importância da Braztoa para o turismo

Eles promovem também, em parceria com o Ministério do Turismo, o Viaja Mais Melhor Idade, programa que inclusive já falamos em um outro artigo nosso aqui do blog. Esse programa desenvolve roteiros de viagem exclusivos para gerar estímulo em pessoas com mais de 60 anos para viajar. Fora isso, conta com serviços de qualificação, como o Encontro de Qualificação de Negócios Turísticos, que em parceria com o MInistério do Turismo, oferecem workshops e cursos de capacitação para profissionais da área, potencializando assim o crescimento dos negócios, entre muitas outras ações divididas em eventos, encontros, parcerias e demais iniciativas.

E você, já conhece a Braztoa? Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Fale conosco! Suas dúvidas podem ser alvo de mais um artigo em nosso blog!

Artigos recomendados

Deixe um comentário