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Metas: entenda porque elas são fundamentais para a sua OTA

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No mundo corporativo, é bastante comum ouvirmos falar sobre a definição de metas. Isso porque elas refletem de forma prática nos objetivos estratégicos da empresa, ou nos resultados por ela esperados para cumprir um plano de ações determinante para o crescimento dos negócios. Sua Online Travel Agency (OTA) já adota metas bem definidas para impulsionar os resultados? Entenda por que elas são fundamentais para o sucesso de seu negócio.

O que são metas

As metas de uma empresa correspondem aos resultados que você pretende para o seu negócio, de maneira específica. Isso significa que, mais do que definir que você quer fazer sua empresa crescer, você identificou quais são os resultados necessários, com base na análise de mercado e do histórico do empreendimento, para alcançar esse objetivo. Além disso, as metas atuam como indicadores de esforços. Isso significa que, ao acompanhar a evolução delas, é possível diagnosticar e prevenir falhas, mudanças de cenário no mercado de atuação e até mesmo o envolvimento e comprometimento de seus colaboradores com os objetivos estratégicos, gerais e específicos, da empresa.

Por que é fundamental definir metas para a sua OTA

Algumas empresas ainda não trabalham com metas preestabelecidas por não entenderem qual a sua importância para o desenvolvimento do negócio. Contudo, ter um plano claro e atingível, porém suficientemente ambicioso no que se refere aos resultados, é fundamental para:

  • Manter funcionários informados e alinhados com a missão e visão da empresa;
  • ter a previsibilidade de resultados de forma mais assertiva;
  • obter uma OTA planejada e com o mínimo de imprevistos possíveis;
  • e comparar o crescimento e os resultados das novas ações adotadas, dentre outros.

Como definir as metas de sua OTA

  • Seja objetivo e realista

    O primeiro passo para definir as metas de sua empresa é ter em mente que quanto mais específico for um objetivo estratégico, mais fácil será implementar uma cultura focada em resultados no seu negócio. Afinal, isso significa passar clareza aos funcionários, envolvendo-os no processo e mostrando os benefícios que o cumprimento dessas metas gera não apenas para o negócio em si, mas também para eles próprios. Por isso, é indispensável que a definição dessas metas seja feita de maneira realista. De nada adianta, por exemplo, instituir um aumento de 10% nas vendas de pacotes de turismo para viagens na Europa se o mercado não estiver favorável a isso ou se nada foi mudado internamente (investimentos, processos, etc.) para alcançar a meta.

  • Estabeleça metas específicas para cada departamento

    Também é importante que as metas sejam claramente divididas em áreas. Ou seja, desenvolver os objetivos que cada setor do negócio precisa trabalhar para obter um resultado maior (objetivos gerais do negócio). As metas podem ser de expansão, produtividade, gestão, redução de custos, vendas, dentre outros. Elas também podem ser estipuladas por área de negócio, como por exemplo, especificar uma meta de vendas para cada tipo de serviço, conforme um critério preestabelecido com base no histórico de seu negócio.

Agora que você já sabe o que são as metas e a importância de defini-las para o seu negócio, que tal colocar o plano em prática?  Reúna com seus gerentes, baseie-se no histórico de sua agência de turismo e defina o quanto antes as metas que te ajudarão obter ainda mais sucesso no mercado.

Não se esqueça de dizer, nos comentários, que metas serão adotadas na sua empresa e se você ficou com alguma dúvida a esse respeito.


27 de fevereiro de 2015 Master Administrador Outros

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