Os 5 melhores cursos de turismo no Brasil

 Em Outros

cursos de turismo

O mercado de turismo, mesmo em meio à crise econômica e com a alta do dólar, consegue manter um faturamento em viagens internacionais de mais de US$ 25 bilhões no último semestre, de acordo com o Banco Central.

Percebe-se que mesmo em meio à períodos turbulentos, os brasileiros ainda buscam produtos de fora e querem cursos de especialização no exterior. Essa firmeza do cenário econômico turístico se dá também por conta da Copa e as Olimpíadas de 2016. Face a isso, percebe-se que é um setor que permanece em alta, e estudar para trabalhar em favor do desenvolvimento turístico é, sem dúvida, uma grande oportunidade.

Segundo um levantamento do MEC, são 407 as faculdades autorizadas a oferecer ensino superior em Turismo em todo o Brasil, no presencial ou a distância. Com base neste levantamento, relacionamos 5 universidades que receberam as melhores notas (5) e (4) nos quesitos de avaliação do MEC, ministrando os melhores cursos de turismo do Brasil. Boa leitura :)

Universidade Caxias do Sul – UCS

Criada em 1967, a UCS é a mais antiga Instituição de Ensino Superior da região e é referência na área da Hospitalidade e Turismo no Brasil, tendo sido pioneira na oferta do curso em 1978. Além disso também se destaca por ter sido uma das primeiras universidades a produzir e disponibilizar uma coleção de obras científicas voltada para o conhecimento da área de turismo.

Faculdade Cenecista de Joinville – SC

Com suas atividades iniciadas em 2001, a FCJ nasceu da evolução e do aprendizado obtido no Colégio Elias Moreira, mas vem sendo planejada desde 1968, quando um grupo de empreendedores se comoveu e resolveu ministrar aulas para crianças e adolescentes que não tinha condições de estudar. O curso de turismo que a intituição oferece é um técnologo de 2 anos de duração, e busca desenvolver ações no âmbito de planejamento turístico, agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo), transportadoras turísticas e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos serviços relativos à atividade.

Universidade Federal de São Carlos

De acordo com uma matéria divulgada pelo G1 em 06/06, a UFSCAR ficou em 18º no ranking da Quacquarelli Symonds de 2014, entre 300 universidades da América Latina, alcançando o posto de 10º melhor instituição brasileira.

Universidade Federal de Pernambuco – IFPE

Criada em 1909, a IFSP é reconhecida pela sua excelência no ensino público e gratuito, destacando-se, em muitos aspectos por sua autonomia. O curso de turismo oferecido pela instituição forma profissionais e cuida da gestão e desenvolvimento de serviços turísticos, permitindo que o turismólogo atue com agenciamento de viagens, organização de eventos, hotelaria, entre outras áreas relacionadas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP

O IFSP, além de oferecer cursos presenciais, provê cursos de turismo, técnicos de administração e Ensino a Distância. É organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos em seus 19 polos de EAD no estado de São Paulo. Seu curso de tecnologia em gestão de Turismo forma profissionais para a operação e desenvolvimento de serviços turísticos.

A escolha de uma boa instituição não significa influencia diretamente na formação e no crescimento de um profissional, porém é preciso uma série de habilidades e características para que ele se consolide e tenha um crescimento natural na área. Temos um post bem bacana falando sobre isso aqui.

Bom, por hoje é só. Espero ter ajudado! :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário