Por que investir no turismo cultural?

 Em Agência de Viagens, Marketing

03_02 II.fw

O que é?

O turismo cultural é um segmento turístico que além de levar os viajantes a destinos de lazer, tem como foco acrescentar informações culturais na viagem. Normalmente é realizado em cidades e regiões com elementos culturais e patrimônios históricos. O mais interessante do turismo cultural é que ele não é “apenas uma viagem”, não oferece somente entretenimento. Ele agrega ao turista bagagem cultural e amplia os conhecimentos históricos, que podem ser de natureza artística, religiosa, étnica, entre outras.

 

Por que devo fazer na minha agência?

Como já apontamos, o turismo cultural foge de uma viagem comum, como conhecer uma praia, por exemplo. A pessoa que busca o turismo cultural quer ter uma experiência única, como estar presente em outra cultura, se envolver naquela região, conhecer fatos históricos e observar monumentos e arquiteturas incríveis aos olhos. Ao oferecer o turismo cultural para seus clientes, ao mesmo tempo que você está ofertando um pacote de viagens você oferece uma viagem a um novo mundo, que pode ser a um povoado com tradições características, a um local com construções antigas que te levam ao passado etc. É mais uma aventura do que uma simples viagem, o que se torna um grande diferencial em comparação com a concorrência!

 

Crescimento do turismo cultural

Desde 1980, o turismo cultural é explorado, porém nos últimos anos a procura por viagens dessa categoria está em constante crescimento, e não somente em destinos nacionais como no mundo inteiro. É possível notar o investimento do governo na restauração de patrimônios históricos e na sua preservação, o que favorece muito para o desenvolvimento do turismo cultural.

 

Principais roteiros do turismo cultural

As principais atrações culturais são construções históricas, como castelos, igrejas, pirâmides e locais em que ocorreram fatos históricos.

Podemos citar como bons roteiros de turismo cultural o Museu do Ipiranga (São Paulo), o Caminho Farroupilha (Rio Grande do Sul) entre muitos outros no Brasil. No exterior, são boas pedidas as famosas pirâmides do Egito, as ruínas da Grécia Antiga, castelos medievais na Europa e a Muralha da China. Lembrando que essas são somente as mais famosas, existem inúmeros roteiros que podem ser encaixados no turismo cultural.

E você, o que acha do turismo cultural? Deixe sua opinião nos comentários!

Abraços e até a próxima! :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário