Novo marketing X Marketing tradicional: saiba porque você deve adaptar a comunicação de sua empresa de viagens
Como sabemos, num mercado tão dinâmico como o de hoje, as velhas regras do marketing tradicional são ineficientes para que alguma empresa tenha sucesso. O mundo mudou muito nos últimos anos e o marketing também, muito rapidamente. O marketing antigo tinha como foco maior a publicidade ou o design dos produtos/ serviços e a comunicação precisava atingir o maior número de pessoas possível. Isso sem contar na cultura de “interromper’ o entretenimento do espectador, atrapalhando o que quer que ele estiver fazendo (lendo, ouvindo, assistindo), na tentativa de chamar a atenção dele para a tomar uma ação. O método do marketing tradicional era somente enviar a mensagem, e quem recebesse reagia ou não à comunicação, buscando somente fazer a venda de produtos ou serviços. A partir dos anos 2000 essa metodologia começou a mudar um pouco, e as novas regras forçaram todos os profissionais a reinventar suas formas de divulgar e comunicar seus produtos. Hoje o marketing vai muito além da publicidade, e os que não acompanharem o movimento ficarão para trás em pouco tempo. Hoje o marketing precisa ser traçado, medido, planejado, estratégico, com objetivo, foco, não interromper o entretenimento do cliente, despertar interesse e ser bom o suficiente de modo a fazer com que o cliente tome uma ação. Como dizia “Gil Giardelli, você é aquilo que compartilha - seu conteúdo e seus produtos precisam ser autênticos, únicos, precisam de um diferencial para que as pessoas se movam para comprar o que você oferece. Qual o diferencial da sua empresa de viagens? Roteiros? Pacotes? Atendimento? O que você traz de inovador e diferente na sua marca, que faça com que as pessoas lembrem e recomendem seus serviços? Der acordo com Julio Lussari, consultor de marketing e gestão de Negócios, o foco do novo jeito de se fazer marketing é tirar o foco do produto e colocar o foco na solução do problema do cliente. O novo jeito de se fazer marketing não tem relação nenhuma com ganhar prêmios, e sim fazer a empresa fechar mais negócios. O novo jeito de fazer marketing deve levar o cliente em seu funil de compra com estratégias bem definidas para cada fase, ajuda o cliente a resolver problemas, proporciona experiências incríveis na entrega, além de cultivar um relacionamento com ele a longo prazo, conversando com ele, entendendo suas necessidades, ajudando, informando e mais do que isso, fazendo parte da vida dele - e quem não souber se adaptar a este novo modelo de relacionamento vai fechar suas portas em pouco tempo. E a sua empresa de viagens, se preocupa em solucionar os problemas de seus clientes? Está presente ativamente na vida dele, sem trazer interrupções ou mandar mensagens invasivas? Compartilhe conosco suas experiências. Vou ficando por aqui e até a próxima!
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