43º ABAV- Saiba tudo o que aconteceu na maior feira internacional de turismo

 Em Agência de Viagens, Eventos

5_10 II

Nos dias 24, 25, e 26 de setembro desse ano, aconteceu a 43º ABAV Expo Internacional de Turismo e o 44º encontro comercial Braztoa no Anhembi.
Esses três dias de ABAV foram recheados de oportunidades e contaram com a presença de 32.176 profissionais do setor, 3.121 marcas expositoras, 1.137 compradores, e 926 profissionais de imprensa.
E no meio desses profissionais de imprensa, a Envision Tecnologia também estava lá! Não podíamos ficar de fora, não é mesmo? Cobrimos tudo para trazer para você o que rolou nessa super Expo Internacional de Turismo. Confira!

 

A ABAV ofereceu transfer gratuito para ida e volta a todos os participantes da Expo. O ônibus sai da Portuguesa Tietê, deixava os passageiros no evento, e no final o trazia de volta à mesma estação.

A abertura do evento foi na manhã do dia 24, às 10h, no Auditório Elis Regina e, logo depois, às 12h, a sua inauguração para o público contando com a presença do governador Geraldo Alckmin. A localização dos estandes na feira seguiu por regiões: da esquerda para a direita, Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania.

Havia também o espaço “Vila do Saber”, onde mais de 40 palestras aconteceram. Autoridades no assunto palestravam desde mercado, incentivos e vendas, até mesmo palestras específicas sobre destinos. Extremamente didático e importante para o profissional de turismo. Confira a programação completa do que rolou na Vila do Saber aqui .

Assim que chegamos no evento fomos surpreendidas com o estande da Bahia e sua animação contagiante das personagens típicas, e claro, não podia faltar o rixô elétrico!

A cada visita em um estande ficávamos surpresas com algo, como por exemplo, encontrar a Mônica do Mauricio de Sousa em são Paulo, um cangaceiro em Sergipe, índios na Amazônia, ver a Miss em Santa Catarina, mariachis e os neandertais no México, e muito mais!

“Um evento que surpreende os visitantes terá reconhecimento”, disse Toni Sando, da SPCVB, em sua palestra sobre Eventos – Tendências, nichos e inovação na Vila do Saber. E de fato, esse foi um evento surpreendente!

Em todos os estandes haviam vários profissionais responsáveis por informar sobre os elementos típicos, e também responsáveis por comércios locais. Sejam pousadas, hotéis, resorts, restaurantes entre outros. Todos os tipos contatos úteis que uma agência ou agente de viagens precisa ter.

Personalidades como Leonardo Galeão, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador também estavam presentes na ABAV! Confira aqui  algumas das personalidades que marcaram presença nessa edição.

Todos extremamente pro ativos! Muito hospitaleiros e com toda a paciência do mundo para explicar sobre o seu negócio. Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho e colher contatos de muitos profissionais. Havia tanta gente e empresa interessante que tivemos que anotar tudo nos mínimos detalhes para não confundir depois.

Segundo Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris “As pessoas que estiveram na ABAV Expo perceberam que ali era a oportunidade de iniciar novos negócios. Para quase 80% do público que respondeu nosso levantamento, a feira apresenta a maior variedade de produtos, expositores e serviços”

Muitas empresas de diversos segmentos turísticos aproveitaram essa edição ABAV para anunciar lançamentos de produtos, como novos roteiros, novos aplicativos, novas interfaces digitais, e também para anunciar reformas, revitalizações, entre outros. Todos muito otimistas e com grandes expectativas de ganhos.

Quem foi na ABAV para fazer networking com certeza foi bem sucedido. A quantidade de possíveis parceiros era enorme! Além é claro de notícias sobre como anda o mercado de turismo brasileiro e interacional.

Informações sobre como anda o mercado é muito importante, já que, financeiramente falando, o país não está em seu melhor momento: “A ABAV Expo acontece num momento em que todos estamos buscando alternativas. Assim como ocorreu em outros momentos do país, a crise deve ser superada e vamos aprender com ela.” diz Marco Ferraz – Presidente da Abremar.

Ao contrário do ano passado, onde o evento teve um maior número de visitantes (39 mil), a feira desse ano apresentou um maior número de negócios fechados. De acordo com o presidente da ABAV Antonio Azevedo “Os expositores estão bem satisfeitos com o alto nível dos visitantes, com poder de decisão”.

Depois dessa edição, a previsão de aumento de interessados em expor é maior, já que as expectativas positivas só aumentam! Confira aqui  a opinião de alguns expositores sobre a feira.

Muitos estandes, como o de São Paulo e Rio de Janeiro, estavam preocupados em mostrar caminhos alternativos para o agente de viagens em assuntos como situação de mercado e empreendedorismo até mesmo novas informações de destinos turísticos e responsabilidades sociais e ambientais. O aprendizado que o profissional pôde absorver na ABAV era enorme!

Segundo o levantamento do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, para 84% do público, a ABAV Expo proporciona melhor networking e para 75% é a melhor feira do setor.

E você? Também esteve presente na ABAV? Deixe um comentário dizendo sobre quais foram seus aprendizados.

Grande abraço e até a próxima!

Artigos recomendados

Deixe um comentário