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automatizar o seu envio de e-mails

7 motivos para automatizar o seu envio de e-mails

automatizar o seu envio de e-mails

E-mail marketing sempre foi uma das principais maneiras de, sem muitos custos adicionais, captar e fidelizar clientes. Porém, a crescente utilização dessa ferramenta acabou gerando uma quantidade gigantesca de e-mails, de forma que o consumidor não tem mais tempo hábil para abrir todas as mensagens que recebe diariamente. Nesse contexto, sua marca precisa investir em estratégias que destaquem seus e-mails dentre tantas outras propagandas, e que também convençam o cliente a abrir sua mensagem. Isso se faz oferecendo um conteúdo relevante e personalizado, na hora certa para cada cliente. Não há mais espaço para o envio indiscriminado de mensagens, sem considerar as preferências específicas de cada consumidor.

Mas fazer isso de forma manual é praticamente impossível, devido ao tempo e à mão de obra necessária. Portanto, a única maneira de você alcançar taxas altas de cliques e conversões, atualmente, é investindo no envio automatizado de e-mails. Esse recurso possibilita o envio de mensagens em série, com agendamento de dias e horários, levando em conta, ainda, o perfil de cada cliente para atraí-lo. Conheça 7 motivos para automatizar seu envio de e-mails e descubra como você pode otimizar suas campanhas para obter muito mais lucro!

Segmentação de conteúdo

Uma plataforma de envio de e-mails possibilita a segmentação de público com base em critérios como:

  • Faixa etária;
  • gênero;
  • localização;
  • preferências;
  • histórico de visitas ao site e de compras, entre outros.

Assim, você consegue criar e enviar as mensagens certas aos clientes certos, tanto em forma de e-mails comerciais quanto de newsletters. Se você enviar algo personalizado e de conteúdo relevante para o contexto de cada um, as chances de a pessoa abrir seu e-mail aumentam muito. Do contrário, se você enviar uma oferta de um produto que ela adquiriu no dia anterior em seu site, por exemplo, será quase impossível ter sucesso. Ou seja: você precisa conhecer seu público e segmentá-lo para oferecer itens e assuntos que possam lhe interessar. E fazer isso é muito mais fácil e menos trabalhoso se você tiver um envio automatizado.

Frequência certa para cada cliente

A frequência de envio também pode ser segmentada com a automatização. Existem clientes que abrem sua caixa de entrada todos os dias, assim como existem aqueles que a abrem uma vez por semana. Além disso, essa frequência está em constante mudança.  Com base no nível de interação dos consumidores, uma plataforma automatizada segmenta os clientes a cada envio e diminui os envios para clientes que interagem menos. Assim, você alcança quem realmente tem interesse e sua marca não se torna uma presença desagradável para quem não tem tanta disponibilidade.

Testes constantes para otimização

A automatização também oferece recursos para testes constantes das campanhas de envio, de forma a saber se cada estratégia terá sucesso antes de enviar a mensagem para todos os clientes. Isso permite que você aprimore constantemente o conteúdo, a abordagem, as imagens e os call-to-actions de seus e-mails para obter os resultados esperados.

Fácil mensuração

Obter relatórios detalhados sobre a taxa de conversão de suas campanhas é muito simples com a automatização. Você pode verificar aspectos como:

  • Taxas de abertura de e-mails;
  • cliques em links;
  • e compras efetuadas.

Assim, é possível detectar o que agradou e desagradou cada segmentação de seu público. Vale ressaltar ainda que tudo isso é feito rapidamente e em tempo real, portanto, você tem muito mais fundamento para boas tomadas de decisão, o que reflete em maior retorno sobre o seu investimento.

Economia de tempo

Toda essa análise de dados, a segmentação de campanhas e o acompanhamento de resultados demandaria um tempo absurdo se fossem feitos de forma manual. A automatização do envio de e-mails permite a análise frequente do perfil de clientes, históricos de compras e de navegação, poupando horas de trabalho de sua equipe, que pode se dedicar a outras áreas e impulsionar ainda mais o seu negócio.

Redução de custos

Além de poupar em mão de obra, a automatização gera mais conversões e vendas em menos tempo, já que possibilita a criação e o acompanhamento de eventos eficazes. Outra vantagem é que existem softwares gratuitos e muito bons que oferecem todos esses recursos. Um exemplo é o Mail Chimp, que possui uma versão paga mais completa, mas também disponibiliza uma versão gratuita bastante eficiente.

Maior entregabilidade

Os filtros anti-spam estão cada vez mais criteriosos, tendo em vista a enorme quantidade de mensagens enviadas todos os dias. Se você enviar um grande volume de e-mails diretamente de sua caixa, eles dificilmente chegarão aos destinatários. As plataformas de automatização, normalmente, possuem servidores qualificados nesse aspecto e diversos endereços de IP, para que suas mensagens não sejam detectadas como spam.

E você, como  administra o envio de e-mails no seu negócio? O que falta para você automatizar esse processo? Ficou com alguma dúvida? Comente!


6 de maio de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo, Relacionamento com o cliente

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