8 bancos de imagens incríveis e gratuitos! Aumente o engajamento do site da sua empresa usando as imagens certas

 Em Marketing

25_05 II.fw

Não há como negar que somos completamente atraídos visualmente! Ter um site com uma aparência agradável se tornou mais do que uma regra, mas para que ele tenha um desempenho ainda melhor é essencial o uso de imagens atrativas. Mas não pense que é só pesquisar no Google, pegar a primeira imagem que achar interessante e colocar na página que está tudo certo! Você deve escolher imagens de boa resolução, com tamanho adequado e que expresse bem a mensagem que você quer passar, mas fique atento: se você optar por pegar uma imagem sem seu direito de uso, o autor da foto pode pedir para que você a retire, ou pior, entrar com uma ação por uso indevido de imagem! Se você não quer ou não pode pode pagar pela imagem, utilizar bancos de imagens gratuitos pode ser uma ótima solução.

 

A relação das imagens com o engajamento

Usar a imagem certa e integrá-la em seu conteúdo pode ser mais difícil do que parece. Você deve saber quais imagens são capazes de impactar o visitante e fazer com que ele entenda a mensagem que você deseja passar.

Todos os dias nosso cérebro processa milhares de informações e 90% delas são visuais. Por esse motivo, cada visitante do seu site irá analisá-lo em primeiro lugar sua aparência. Se ele considerar atrativo visualmente, a chance do visitante continuar navegando em seu site é bem maior! Dados apontam que posts com imagens são propensos a receber 94% mais visitantes do que os que não possuem imagens. Ah, outro dado importante: artigos com imagens recebem 100% mais menções em mídias sociais, ou seja, mais engajamento em redes sociais como Facebook e Twitter, o que pode melhorar consideravelmente o alcance do seu conteúdo.

Pensando nisso, separamos os melhores banco de imagens para que você possa usar em sua agência de viagens! São eles:

 

Stocksnap

O Stocknap é um site de imagens administrado pela Snappa e oferece apenas imagens gratuitas de alta qualidade. Todas as imagens do site são distribuídas sob lincença da Creative Commons e são atualizadas diariamente. É uma ferramenta bem fácil de usar e ainda te permite favoritar suas imagens preferidas e também classificá-las.

O Stocknap também contém  informações sobre o autor de cada imagem, o que além de fornecer os devidos créditos também se torna uma fonte de pesquisa para quem deseja buscar imagens semelhantes.



Tookapic

O Tookapic  oferece imagens tanto gratuitas quanto pagas, ambas de alta qualidade, fornecidas pela agência de design High on Pixels. Na versão gratuita, são oferecidas listas sem categoria e imagens disponíveis sob a licença Creative Commons. A versão premium permite que você tenha imagens exclusivas por um preço razoável.

Como não há opção de pesquisa disponível para imagens gratuitas, pode ser um pouco complicado para quem está utilizando pela primeira vez.



Gratisography

O Gratisography oferece uma coleção de imagens gratuitas criadas por Ryan McGuire e executadas pela Bells Design. O site disponibiliza um mecanismo de busca que permite descobrir rapidamente imagens de seu interesse, também sendo possível classificá-las em categorias pré-definidas.


New Old Stock

O New Old Stock  é um banco de imagens um pouco diferente dos outros. Com a curadoria de Cole Townsend e focado em imagens vintage, oferece uma coleção de imagens retrô disponíveis tanto para uso pessoal ou comercial.

O único ponto negativo é que não há nenhum meio de pesquisa ou classificação, sendo necessário rolar a página para procurar mais imagens.


KaboomPics

O KaboomPics  é um banco de imagens administrado pela designer gráfica Karolina Grabowka, da Polônia, que oferece imagens de alta resolução divididas em diversas categorias e tags. Atualmente, o KaboomPics possui mais de 1.500 de imagens gratuitas que são atualizadas diariamente.


Pixabay

O Pixabay  oferece gratuitamente imagens, vetores e ilustrações, contanto com atualmente mais 590.000 materiais para uso pessoal e comercial. Todas as imagens do Pixabay são liberados sob a licença Creative Commons, não sendo necessária nenhuma atribuição.

Outra parte interessante do Pixabay é que ele oferece sua própria API para pesquisa e recuperação de imagens.



Fancycrave

O Fancycrave oferece imagens de alta resolução grátis dos melhores fotógrafos que são atualizadas diariamente. Você pode descobrir novas imagens navegando ou usando o mecanismo de busca. Além disso, o Fancycrave oferece categorias e sistema de tags que são bem abrangentes.
O Fancycrave foi criado e administrado pelo designer e fotógrafo Igor Ovsyannykov, com o objetivo de oferecer um website de imagem gratuitas e autênticas. O início do Fancrycrave foi em fevereiro 2015, quando Igor decidiu compartilhar suas próprias fotos da viagem em torno Ásia.


Foodshot

O Foodshot oferece imagens de alimentos e bebidas em alta resolução gratuitamente. O Foodshot é gerido por Foodscene e também está a procura de colaboradores. Todas as imagens doFoodshot são liberados sob licença da Creative Commons, que permite que eles sejam utilizados para fins pessoais e de negócios.

A desvantagem do Foodshot que ele não oferece pesquisa, categoria ou mecanismo de tag, é necessário rolar a página até que encontre a imagem desejada.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
E você, conhece algum outro banco de imagens que oferece opções imperdíveis?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário