Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

Indicadores do setor de turismo no Brasil e no Mundo em 2014 – Parte III

Seguindo o fluxo de publicações da nossa série, nosso último artigo falou sobre os principais dados relacionados a arrecadação de impostos e o desempenho da gastronomia no setor de turismo no Brasil e no Mundo em 2014. Hoje abordaremos o desempenho do setor de transportes e centrais de informações turísticas. Confira!

Indicadores_do_setor_de_turismo_no_Brasi_ e_no_Mundo_em_2014_Parte_III

Aeroportos

Segundo dados fornecidos pelas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a procura por transporte aéreo teve alta de 6,4% sobre o mesmo mês (dezembro). Com o crescimento da demanda maior que o da oferta, houve melhora do fator de aproveitamento da indústria, subindo assim 2,9% em relação a 2013, chegando a 80,8%. A soma dos passageiros embarcados pelas associadas ABEAR chegou a 7,3 milhões, 6,7% a mais que o mesmo período em 2013.

  • Tam fechou com 39,14% de marketing share;
  • GOL com 36,36%;
  • Azul com 15,99%;
  • Avianca com 8,51%;

De acordo com dados fornecidos dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, o relatório do Observatório de Turismo estima que tenham passado, só em dezembro de 2014 mais de 3,7 mihões de passageiros - crescimento de 8% em relação ao mesmo mês de 2013.

Terminais rodoviários

São Paulo é um dos lugares de onde mais as pessoas saem para viajar. Na virada de ano de 2014, mais de 5 milhões de paulistanos procuravam outros destinos para passar o reveillón. A procura é tanta que poucos dias antes do fim do ano, alguns trechos já ficam indisponíveis para quem quer viajar de avião. As pesquisas do Observatório do Turismo estimam que mais de um milhão de pessoas tenham embarcado nos terminais rodoviários este final de ano.

Centrais de informação turística

Brasileiros de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro foram os que mais procuraram dicas e sugestões de viagens nas CITs internacionais. No Brasil, o maior índice de procura nas CITs brasileiras foram de estrangeiros da Argentina, Alemanha, França, Colômbia e Chile. No total, o aumento de atendimentos foi de 20,5% se comparado ao mesmo mês (novembro) de 2013. Os tipos de informações solicitadas variaram entre sugestões de lazer, arte, cultura, compras, localidades, transportes, bares e restaurantes.

No nosso próximo artigo, falaremos sobre os índices de mídias sociais e viagens corporativas. Até lá!


5 de fevereiro de 2015 Master Administrador Mercado de turismo

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco