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A IMPORTÂNCIA DA AGILIDADE EM UM SITE DE E-COMMERCE

08_09 Você provavelmente já passou pelo aperto de tentar abrir um site e ele demorar uma eternidade para abrir, não é mesmo? E o site da sua agência? Qual o tempo de carregamento? Hoje eu vou falar um pouco sobre a importância de possuir um e-commerce ágil, algumas estatísticas e darei algumas dicas pra tornar seu site mais ágil no final do artigo. Confira!  

Cada segundo conta

O tempo de carregamento da página é extremamente fundamental para que o leitor permaneça ou a abandone seu site. O tempo limite, em média, para segurar o maior número de visitantes é de 3 segundos! Achou um exagero? Saiba que em 4 segundos de espera para o carregamento, cerca de 25% de usuários abandonaram a página! Em um site de turismo, o visitante é muito mais exigente, pois ele procura por informações específicas e rápidas, e pode ter certeza que se houver demora, ele é mais propenso a procurar outra fonte.

Website de e-commerce

No e-commerce, os resultados podem ser muito mais impactantes em relação a algum outro site, como de notícias, por exemplo.
  1. 47% dos consumidores esperam a página carregar em 2 segundos ou menos;
  2. 40% dos consumidores abandonam a página quando ela demora mais de 3 segundos para carregar;
  3. 79% dos cliente insatisfeitos, não estão propensos a fazer compras desse site novamente;
  4. 52% dos compradores entrevistados afirmam que a agilidade do site é importante para a fidelização do cliente;
  5. O atraso de 1 segundo (ou de 3 segundos de espera) diminui a satisfação do cliente em 16%;
  6. 14% dos compradores online vão dizer aos seus amigos sobre a má experiência de navegação no site.
1 segundo de delay na página é responsável por um resultado de 7% de redução de conversões. Ou seja, em um e-commerce que fatura US$100,00 ao dia, com um delay de 1 segundo poderá perder US$2,5 milhões em vendas em um ano!  

Internet Móvel

Seu website está preparado para a navegação via celular? Sites convencionais demoram mais para carregar em dispositivo móvel, do que o site adaptado para eles. 60% dos usuários de internet móvel dizem que já encontraram pelo menos um problema durante sua navegação por dispositivo móvel, isso inclui sites muito lentos, página que caiu ou congelou, página com algum erro, formatação que impossibilitava a leitura, pagina indisponível, ou simplesmente não funcionava como o esperado em relação ao desktop. 73% dos usuários de internet móvel dizem ter encontrado sites que eram muito lentos para carregar. Normalmente são sites que precisam ser adaptados para navegação móvel. Pensando nisso, em abril desse ano, o Google mudou seu algoritmo para proporcionar uma melhor experiência para todos. Ou seja, sites otimizados para versão móvel também contam em SEO. A mudança ainda é relativamente recente, mas os resultados já são muito visíveis, pois agora que as empresas perderam posição significante nos resultados, estão correndo atrás de otimizações com urgência. Agora imagine só: um usuário navegando em um e-commerce (já é exigente), pelo celular (mais exigente), procurando por produtos e informações turísticas (muito mais exigente ainda)!

Como resolver?

  1. Estar sempre ciente do tempo de carregamento do seu site
Saber de fato quanto tempo o seu e-commerce demora para carregar é essencial. No Brasil, as franquias de internet (principalmente móvel) não tem um bom padrão de velocidade, a diferença pode ser muito extrema. Mas em uma condição de internet razoável, quanto tempo seu site demora para carregar? Existem diversos sites úteis para monitorar a velocidade do seu website. Como por exemplo o webxtool.
  1. Cuidado na hora de inserir imagens
Imagens muito grandes são uma das principais responsáveis por deixar um site lento. Colocar imagens gigantes, e esperar que a própria plataforma redimensione a imagem é um erro grave. Procure colocar imagens do tamanho que você quer que elas sejam visualizadas.
  1. Usabilidade menos complexa
Encher de abas iguais, infinitas funcionalidades (muitas vezes inúteis), muitas imagens, 50 links, arte pesada, 20 anúncios, etc, é pedir para que que o usuário abandone seu site. Além de ele ficar mais pesado, ficará muito poluído. Quanto mais opções, mais confuso ficará o cliente. Mesmo que o visitante espere um tempão para carregar a página do seu site, você tem apenas 8 segundos para que o visitante confie no site. Problemas relacionados ao design são o principal fator para que o usuário não confie no seu site. Confira mais sobre esse estudo aqui. Trabalhar na conversão do seu site pode ser muito mais urgente do que trabalhar o tráfego. Antes de sair mundo a fora divulgando o seu e-commerce, você deve ter certeza de que as pessoas voltarão nele caso entrem. E você, qual dica gostaria de acrescentar? Compartilhe conosco aqui nos comentários, e até a próxima!   Fonte: https://blog.kissmetrics.com/loading-time/


8 de setembro de 2015 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente, Tecnologia

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