Business Intelligence para uma gestão consolidada de sua agência de viagens

 Em Agência de Viagens, Tecnologia

 

bi-para-uma-gestao-consolidada-de-sua-agencia-de-viagens_big

Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios trata-se basicamente da coleta de dados de diversas fontes, fazer a organização deles, analisá-los e compartilhá-los com os cargos importantes da empresa. Estes então transformam essas informações relevantes em decisões importantes para o futuro da agência de viagens.

Como seu planejamento de Business Intelligence pode ser aplicado nas agências de viagens?

A primeira coisa a se fazer para diferenciar-se da concorrência é saber como lidar com os dados que sua agência tem de seus clientes. Dados como: hábitos de compra, preferências de destino, perfil de consumidor, frequência de compra, etc. Essas informações são valiosíssimas para o planejamento de sua agência, visto que elas te darão base para que você possa oferecer serviços de qualidade, e, principalmente, que caibam no gosto e no bolso de seu cliente.

Para isso, é imprescindível que as agências apliquem conceitos internos que podemos definir como: “Se eu fosse cliente da minha agência de viagens, que tipo de tratamento eu gostaria de ter?” É fundamental que os responsáveis pelo relacionamento com o cliente analisem e vejam se as decisões que estão sendo tomadas são realmente necessárias aos seus clientes.

Como saber quais as melhores decisões a serem tomadas?

Para isso, sua agência vai precisar de um software de Business Intelligence, afim de identificar, extrair e analisar os dados comerciais como volume de vendas, lucro por cliente, custo por região, etc. Todos esses dados são organizados pelo software, e entregues de forma simples e fácil de ser interpretada pelos gestores da agência, que, a partir disso, terão base para as tomadas de decisões, que podem ir desde envios de pacotes personalizados de viagens, newsletters, email marketing, envio de novidades, promoções, entre outros. É importante lembrar que o que o software de BI tem a habilidade de gerar relatórios gerenciais, gráficos, métricas de desempenho, além do mapeamento de diversos dados internos. Tudo isso é fundamental para poder entender, principalmente, como funcionam os processos de sua agência, bem como hábitos de consumo dos seus clientes, dando à gerência de sua empresa todos os dados e bases necessárias para o desenvolvimento de promoções, campanhas, ações internas, mudanças, etc.

E quando a minha agência de viagens não dispõe de verba para adquirir uma ferramenta desse tipo? Nesse caso use sua criatividade com outras ferramentas que obviamente não são tão poderosas para este objetivo, porém, podem te ajudar muito, como por exemplo o Excel.

Como sugestão de software de BI, nós recomendamos o Good Data, que inclusive é utilizado por nós aqui da Envision.

E você, já pensou em adquirir um software para organizar e analisar os dados relevantes de sua agência? Quais os processos que a sua gerência utiliza para obter o controle de ações internas? Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão? Fale conosco! Suas dúvidas podem ser alvo de mais um artigo em nosso blog!

Artigos recomendados

Deixe um comentário

indicadores setor de turismo