Como calcular o índice de lucratividade de sua empresa?

 Em Marketing

Saber o índice de lucro que que sua empresa receba é de extrema importância para verificar se vale a pena continuar com um projeto ou não. No artigo de hoje você vai saber mais sobre esse tema!

Como calcular o índice de lucratividade?

O índice de lucratividade indica o que sua empresa ganhou a partir do trabalho desenvolvido. Para saber esse valor, você precisará calcular o lucro bruto e o lucro líquido de sua empresa ou do projeto realizado.

Para obter o lucro bruto, você irá subtrair da receita total os custos e despesas. Por exemplo,  sua empresa vendeu em um ano 100 mil reais, sendo essa a receita total, e os custos e despesas somaram 40 mil. Ao fazer a subtração, você terá o valor do lucro bruto, que foi de 60 mil.

Agora para calcular o lucro líquido, você deve descontar do valor do lucro bruto os impostos e taxa. Continuando o exemplo, se o valor dos impostos e taxas foi de 40 mil reais, o lucro líquido foi de 20 mil.

Como calcular o Overhead?

Você provavelmente já ouviu falar nesse termo, já que ele está associado a aspectos financeiros. Esse termo na verdade diz respeito às despesas indiretas, a todos os custos envolvidos na administração, sendo conhecido como taxa de administração geral,ou seja, uma porcentagem que deve ser acrescentada ao custo total de orçamento que irá custear os gastos administrativos.

Para fazer o cálculo do overhead, você irá dividir o valor da administração central (a soma do custo anual de manutenção do escritório, por exemplo) pelos custos de operação. Se as despesas do escritório de sua empresa somaram 10 mil e os gastos com a produção foram de um milhão, o valor será de 1%.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima.

Fonte: https://blog.runrun.it/indice-de-lucratividade/

Artigos recomendados

Deixe um comentário