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Menções negativas de sua agência de turismo: saiba como lidar com elas

menções negativas de sua agência de turismo

Que a internet é uma excelente ferramenta para atrair, engajar e reter clientes, além de gerar novos negócios, é indiscutível. Para as agências de viagens não é diferente, independentemente de ser uma OTA (Online Travel Agency) ou estabelecimento físico. Contudo, algumas empresas têm receio de trabalhar a sua marca na web por um motivo claro: da mesma forma como em questões de minutos a sua organização pode ser conhecida e gerar novos negócios, em instantes toda a reputação pode estar arruinada por menções negativas de sua agência de turismo.

Apesar desta insegurança inicial, não há o que temer – mesmo por que a sua empresa será citada, estando ela presente ou não na web. Isto não depende de você e, exatamente por isso, o melhor a fazer é estar no mundo on-line atento ao que dizem sobre a sua empresa ou marca. Desta forma, com algumas dicas simples que esclareceremos agora, é possível contornar a situação e lidar com menções negativas de sua agência de turismo na web com facilidade. Confira:

Antes de tudo, previna-se

Já dizia o velho dito popular: “é sempre melhor prevenir do que remediar”! A máxima deve ser levada a sério e a melhor forma de se trabalhar esta prevenção é garantindo a prestação de serviços e um atendimento de qualidade. Por isso, invista em treinamentos para a sua equipe e lide apenas com fornecedores de extrema confiança. A satisfação de seu cliente não apenas evita uma menção negativa, mas também estimula as indicações de sua agência de viagens.

Monitore o que têm dito sobre a sua agência de turismo

Nem sempre é possível investir em uma ferramenta de monitoramento completa na web – mas se a sua empresa tem condições, não hesite no investimento. Uma forma de facilitar este trabalho é utilizar os alertas do Google para receber notificações de menções negativas de sua agência de turismo na internet. Nela você delimita alguns termos e palavras-chave para receber as informações que desejar.

Uma outra dica consiste em se inscrever em canais direcionados a isto, como é o caso do Reclame Aqui, por exemplo. Desta forma você ficará ciente de tudo o que dizem sobre a sua empresa nestes canais. Também indicamos que você estabeleça pontos de contato na web para tentar direcionar os fluxos de reclamação a eles. Uma página no Facebook, por exemplo, é uma ótima opção – mas não a única! Acompanhe o que vem sendo dito sobre sua agência de turismo  em todos os canais que você estiver presente: Linkedin, Facebook, Instagram, etc.

Nunca delete ou ignore um comentário

Quando o comentário fatídico ocorrer, a premissa é única: nunca ignore ou delete a menção. Pelo contrário! Tente responder o mais rapidamente possível. Neste contexto o aconselhado é que você manifeste publicamente a disponibilidade e solicite as informações pessoais para um contato mais próximo na tentativa de resolver a insatisfação. Desta forma você ganha pontos não apenas com o cliente insatisfeito, mas também com os demais que verificam que podem contar com a sua empresa caso algo ocorra de forma similar.

E você, já lidou com alguma situação de menções negativas sobre a sua agência de turismo na web? Conte-nos sua experiência, compartilhe suas atitudes para resolver a questão e aproveite os comentários abaixo para esclarecer dúvidas sobre o assunto!

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4 de maio de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo, Relacionamento com o cliente

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