Como manter a equipe motivada: saiba usar a gestão de pessoas em sua agência de viagens

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como manter a equipe motivada

Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia brasileira registrou crescimento abaixo da média mundial. Contudo, há setores da economia que estão em franco crescimento, como o turismo, por exemplo. A estabilidade da economia nacional é um ponto positivo que atrai investidores, indústrias e turistas. De acordo com o boletim de desempenho econômico do turismo, publicação trimestral da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o aumento do gasto dos turistas no Brasil subiu 1,5% em 2013, em comparação aos anos anteriores. Não apenas o interesse de europeus, americanos e asiáticos no Brasil cresceu, mas também há o fato de que eventos de destaque mundial, como a copa do mundo de futebol e as Olimpíadas, geraram mais visibilidade para esta área.

Mercado aquecido e negócios em alta nas agências de turismo, tudo parece bem, certo? A organização mundial do turismo destaca, em sua última atualização de dados, que os lucros virão apenas aos empresários que fizerem o dever de casa. Entre os tópicos definidos como relevantes pela instituição está o treinamento e a qualificação dos colaboradores do setor de turismo.

Especificamente sobre gestão das agências de turismo, a ABAV (associação brasileira de agências de viagem) relata que a motivação do time de vendas é peça chave para o sucesso do negócio. Por isso, selecionamos algumas dicas sobre como manter a equipe motivada em agência de turismo. Confira:

Atue de forma humana na gestão da equipe

É importante reconhecer os pontos fortes e fracos da equipe e trabalhar no sentido de promover as qualidades individuais. Com os pontos que precisam ser desenvolvidos, vale o investimento em treinamento. Lembre-se que isto refletirá na imagem de sua empresa, assim como na efetivação do negócio e na fidelização deste cliente, que terá mais confiança em sua agência de turismo, voltará em caso de novas necessidades e também indicará a sua empresa para os contatos.

Entenda também que os seus colaboradores têm necessidades distintas e, em alguns casos, será necessário conciliar horário com a reunião de pais na escola dos filhos, médicos, dentre outras questões pessoais que ocorrem em todas as empresas. Em sua agência de turismo não será diferente. Por isso, o ideal é montar um guia com as regras e direcionamentos sobre como agir mediante a estas situações para que a empresa não seja prejudicada, nem o funcionário desmotivado por falta de flexibilidade.

Reconhecimento e feedbacks positivos são fundamentais

Pontuar de forma positiva as falhas e sucessos da equipe é fundamental para manter os colaboradores motivados e engajados. Aos insucessos, direcione o colaborador para melhorias. Lembre-se que a ideia não é criticar negativamente, é orientar. Além de não agregar em nada, atitudes ríspidas irão desestimulá-los. Uma dica pontual para situações como esta é enaltecer os pontos positivos em meio aos que precisam ser desenvolvidos. Esta técnica é bastante difundida e apresenta excelentes resultados. Não se esqueça também de celebrar cada conquista e realização dos colaboradores – tanto as individuais quanto da equipe. O reconhecimento é uma ferramenta poderosa para a motivação.

Incentive a sua equipe

Gratificações e bônus por metas alcançadas são importantes. A empresa ganha, o colaborador se sente motivado e cada vez mais engajado no cumprimento dos desafios diários. O empresário do setor de turismo possui formas diferenciadas de engajar e motivar sua equipe. Uma delas, o turismo de incentivo, possibilita que o colaborador realize viagens a preços reduzidos. Embora não existam estatísticas oficiais, a procura crescente por esta forma de premiação tem estimulado a profissionalização dos funcionários do setor.

Manter o time motivado e sempre pronto a ter êxito nas vendas é importante, pois implica não somente em sucesso profissional, mas também na vida pessoal. Cabe ao gestor analisar a realidade de sua empresa, definir e por em prática um plano motivacional. Além de funcionarem como forma de motivação, as viagens acabam por fazer o papel de treinamento, pois abastecem o colaborador não apenas com informações genéricas sobre os destinos, mas também com sensações, percepções e um conhecimento verdadeiro, que certamente será revertido em vendas.

Além disso, vale enfatizar que a melhor forma de ter colaboradores motivados e engajados é provendo recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho de forma ágil e com qualidade. O mercado dispõe de softwares para o trabalho em agências de turismo que resumem informações de companhias aéreas, hotéis e aluguéis de carro, além de disponibilizarem informações sobre os atrativos de cada destino dentre várias outras questões que propiciam o maior engajamento dos agentes de viagens.

E você, gostou das nossas dicas sobre como manter a equipe motivada em sua agência de viagens? Quais as grandes dificuldades encontradas? Compartilhe-as conosco através dos comentários! Este pode se tornar um assunto par ao nosso próximo encontro aqui no blog!

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