E-mail marketing: saiba como começar e a frequência ideal para uma agência de turismo – Parte II

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Aqui no blog já falamos sobre os motivos para você ter um blog em sua agência de turismo, publicamos uma série de 4 posts mostrando como montar um blog, e falamos também sobre newsletters. Dando continuidade ao tema de Marketing Digital, hoje falaremos sobre e-mail marketing e como você pode conseguir resultados para a sua agência de viagens. Confira!

E-mail marketing – como funciona, afinal?

E-mail, obviamente, é o que todo mundo já conhece. E-mail marketing é uma ação de marketing direto de envio de e-mails promocionais, campanhas, conteúdos, e etc. Deve ser usado respeitando as normas e procedimentos de autorização de quem está recebendo, e é medido através da análise da coleta de resultados, permitindo assim que o profissional de marketing possa fazer ações e campanhas cada vez mais assertivas e otimizadas.

Como começar?

Primeiramente você vai precisar de duas coisas:

  • Uma lista de e-mails;
  • Conteúdo relevante para envio;

Sua lista de e-mails, no começo poderá ser uma lista de contatos que você conhece, – pessoas que abririam seus conteúdos e que não se sentiriam “invadidos” ao receber novidades semanais, por exemplo. E tem também o bom e velho boca a boca: capture contatos por meio de redes sociais, encontro com amigos, e etc. ente, por seus clientes satisfeitos. Portanto, invista em qualidade de conteúdo e respeite-os. Posteriormente, assim que já tiver conteúdo no seu site, deixe um formulário de contato disponível ao final dos posts, onde o usuário poderá se cadastrar e receber seus conteúdos.

O que enviar para a minha lista de contatos?

Por enquanto, para começar envie somente conteúdo que o seu cliente gostaria de ler. Algum texto sobre uma viagem dos sonhos, um lugar paradisíaco, uma ilha que qualquer pessoa ficaria maravilhada de visitar, enfim: agrade-o. Agindo assim, você fará com que o seu cliente tenha prazer em abrir os seus e-mails, o que vai lhe abrir portas para fazer o envio de pacotes, ofertas e produtos, posteriormente.

Como montar minhas campanhas?

Para fazer o disparo de seus e-mails, você vai precisar de um software de e-mail marketing. Com base em algumas pesquisas de opinião e pelo meu próprio uso, recomendamos o MailChimp. O MailChimp, apesar de ser em inglês, tem os mais variados recursos que você precisa para fazer a criação, edição e envio de suas campanhas. E o melhor: gratuitamente. Você pode cadastrar até 2000 contatos de forma free na sua conta. Para começar, acho que está bom, não é mesmo? Bom, para usar o Mail Chimp, você vai precisar abrir uma conta na plataforma e, assim que confirmar o e-mail já pode começar a montagem de suas campanhas.

Qual a frequência ideal para o envio de e-mail marketing?

Como estamos falando sobre como começar uma estratégia de e-mail marketing, recomendamos que você faça, por enquanto, um envio de newsletter semanal, contando sobre as novidades que surgiram em seu blog. Como será somente UM por semana, explore bem seu conteúdo, mostrando uma nova conquista da empresa, os posts da semana, etc. Mais para frente você conseguirá ver a evolução da abertura dos e-mails e taxas de cliques, para poder avaliar se é pertinente ou não aumentar sua frequência de envios.

Aqui estão algumas dicas para você começar a produzir suas campanhas de e-mail marketing. No nosso próximo artigo falaremos sobre como mensurar seus resultados e as melhores práticas de e-mail marketing para agências de turismo. Até lá!

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