Habilidades essenciais do profissional de turismo

 Em Agência de Viagens

habilidades essenciais do profissional de turismo

O profissional de turismo, especialmente quando trabalha em uma agência de viagens, precisa estar atento às exigências do mercado  para prestar bons serviços. Esta é uma área que lida diretamente com o cliente, auxiliando-o em procedimentos que ele não está tão acostumado a fazer e garantindo a tranquilidade de sua viagem. Portanto é fundamental que profissionais desse setor busquem ter determinadas habilidades que façam a diferença para que seja oferecido um serviço de qualidade.  A seguir elaboramos uma lista com as habilidades essenciais do profissional de turismo para se destacar no setor.

Boa comunicação

Especialmente nas profissões que trabalham com público, comunicar-se bem é essencial para que você entenda as demandas do cliente e possa auxiliá-lo sem confusão. Essa qualidade precisa ser desenvolvida tanto para conversas pessoais, quanto para contatos por telefone e e-mail. No setor de turismo, ter uma boa comunicação é ainda mais importante, pois se você sabe dar informações com clareza e objetividade, você transmite confiança ao seu cliente. Dessa forma, é possível dialogar com a pessoa sobre sua programação de viagem, roteiros e lugares interessantes, garantindo mais vendas a você e satisfação ao cliente.

Compreensão de outros idiomas

Saber uma segunda língua, especialmente se for inglês ou espanhol, faz bastante diferença no setor de turismo. Você poderá precisar entrar em contato com agentes e atacadistas para conseguir melhores ofertas, consequentemente oferecendo preços mais acessíveis aos seus clientes. Nessas horas saber outras línguas facilita seu trabalho, suas pesquisas na internet e abre portas para que você ofereça um serviço mais completo e internacional.

Conhecimento das novas tecnologias

Nos dias atuais, a maioria dos procedimentos são feitos com sistemas especializados de computador, que tornam os processos mais rápidos e seguros. No setor de turismo, essa também é a realidade. Existem softwares específicos para gerenciamento de viagens, que centralizam as operações de venda, permitem a realização de pesquisas, reserva e emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais, e controlam os pagamentos. Além disso, estes sistemas armazenam o histórico de atendimento, permitindo que você trate o cliente de forma personalizada, oferecendo exatamente o que combina com seu perfil e atende às suas exigências.

Conhecer o que há de mais novo no mercado tecnológico para seu setor é uma característica fundamental para você se destacar frente à concorrência. Esses sistemas não substituem o atendimento pessoal, mas o facilitam, pois automatizam processos e diminuem custos. Assim, você fideliza seus clientes com um atendimento muito mais eficaz.

Organização

Para criar roteiros de viagem e providenciar toda a burocracia necessária para que o cliente tenha um passeio tranquilo, você precisa ser bastante organizado. Lidar com diversos clientes, datas, hotéis e roteiros variados não é fácil, ainda que um software de gerenciamento de viagens auxilie muito nesta tarefa. Acompanhar o andamento dos processos para garantir que tudo ocorra como previsto e nos prazos certos é fundamental para consolidar o seu sucesso no mercado. Por isso, ter uma boa organização é uma habilidade imprescindível se você atua no setor de turismo.

Interesse por outras culturas

Interessar-se por outras culturas e conhecer suas características agrega muito valor ao seu trabalho. Quando você sabe das peculiaridades de uma região, pode dar dicas ao seu cliente, alertá-lo de perigos e explicar procedimentos necessários no lugar para onde ele está indo. Desse modo, o cliente se sente seguro organizando viagens com você e cria confiança no seu trabalho.

E você,  já possui essas habilidades? Se ainda não tem alguma, busque desenvolvê-la e garanta uma carreira de sucesso no setor de turismo! Sentiu falta de algo primordial? Complemente a nossa lista através dos comentários abaixo.

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