Indicadores do setor de turismo no Brasil e no mundo em 2014 – Parte I

 Em Agência de Viagens

Já ouviu falar sobre o núcleo de estudo e pesquisas Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo? Para quem não conhece, a instituição analisa o comportamento do turismo paulistano, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores. Busca auxiliar os profissionais do setor distribuindo conhecimento por meio de diversos materiais, afim de oferecer recursos para a tomada de decisões, aumentando a melhoria e o crescimento das atividades desenvolvidas.

indicadores setor de turismo

Entre seus diversos estudos e publicações. consta uma análise interessante com os indicadores do setor de turismo no Brasil e no mundo em 2014. Confira:

O estudo revela que o segundo semestre de 2014 em relação ao mesmo período em 2013, o segmento turístico de negócios e eventos permaneceu em estabilidade. Setores como turismo e hotelaria não tiveram variações maiores do que 2 pontos percentuais. O Observatório agora coleta dados para a realização de projeções para os primeiros meses de 2015.

Desenvolvimento do turismo no mundo

Entre os principais destaques no mundo, o estudo revela que entre janeiro e agosto de 2014 o número de turistas que fizeram viagens internacionais chegou a 781 milhões, 36 milhões a mais em relação ao mesmo período de 2013 – cuja previsão pela OMT era de 3,8%, superando a estimativa em 1,2% e alcançando em 2014 o percentual de 5% de aumento. O evento da Copa do Mundo no Brasil ajudou consideravelmente no aumento desse percentual nos primeiros meses de 2014. América do Norte, América Central e Caribe tiveram o dobro do crescimento da taxa em relação ao mesmo período no ano passado. Para o secretário geral da OMT, “O turismo internacional continua a crescer acima das expectativas,  apesar do aumento dos desafios globais”.

Desenvolvimento do turismo no Brasil e São Paulo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sondagem do Consumidor, entre os que manifestaram intenção de viajar, 76% optaram por destinos brasileiros. No topo do ranking permanece os destinos nordestinos, com 46% das intenções, em segundo lugar a região Sudeste, com 25,8% e logo depois as regiões Norte e Centro Oeste, com 2,9%. De acordo com dados do estudo, em dezembro de 2014 vieram cerca de  20 milhões de passageiros aos aeroportos brasileiros, fluxo 7% maior do que o mesmo período no ano anterior.

Desempenho em meios de hospedagem

Em novembro de 2014, o levantamento de hotéis apresentou queda de 0,3% em relação ao mês anterior, apresentando um aumento de 0,6% nos valores das diárias. Os hostels, em contrapartida apresentaram taxa de ocupação de 56,49%. Tais dados foram os de segundo melhor desempenho, ficando atrás apenas dos dados do mês de junho, referente à Copa do Mundo no Brasil.  Apesar dos índices de queda, o fechamento médio anual manteve-se estável em comparação à 2013.

 

No nosso próximo artigo, falaremos sobre impostos e sobre o setor de gastronomia em bares e restaurantes. Até lá!

Artigos recentes

Deixe um comentário

indicadores do setor de turismo