Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

Mercado consumidor – Entenda o que é e saiba as principais necessidades de seus potenciais clientes

Você sabe o que é mercado consumidor e como são classificadas as necessidades de seus potenciais clientes? Saiba mais no nosso artigo de hoje!

O que é mercado consumidor?

O mercado consumidor diz respeito ao grupo de pessoas com uma mais necessidades em busca de uma solução para as mesmas! O seu público-alvo é basicamente caracterizado por pessoas com gostos em comum, no caso de turismo, viajantes. Mas dentro da classe de viagens existem turistas a lazer, turistas a negócios e dentro de cada categoria há uma subcategoria, que podem incluir preferências, classes sociais, entre outras opções, como falaremos nos próximos tópicos!

Segmentação de público

Diferentes necessidades

Como falamos no início do artigo, todos os seus clientes serão turistas, mas todos têm o mesmo perfil e as mesmas necessidades? As preferências dos seus cliente podem ser classificadas nas seguintes categorias: homogêneas, difusas e conglomeradas.
  • Preferências homogêneas são quando seus consumidores possuem basicamente as mesmas necessidades.
  • Preferências difusas dizem respeito a consumidores com necessidades variadas, e empresa busca atender a todos de forma mais neutra.
  • Preferências conglomeradas quando as necessidades são diferentes porém são separadas em maiores grupos do que preferências difusas.
Sabendo dessas preferências, os principais critérios usados na segmentação de mercado são geográfico, demográfico, psicográfico e comportamental:
  • Geográfico: localização;
  • Demográfico: dados como idade, sexo, renda, etc
  • Psicográfico: divisão por estilo de vida e personalidade
  • Comportamental: onde seu cliente busca informações, quais são suas atitudes e respostas a um produto/serviço.
Além desses critérios, existem outros itens que influenciam seu consumidor, como a experiência pessoal, opinião terceiros, principalmente amigos/parentes e relatos na internet. Se você quiser saber mais detalhes, confira nosso artigo completo sobre como o consumidor é influenciado!  Por hoje vou ficando por aqui! Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima. :) Fontes: http://viverdeblog.com/mercado-consumidor/#mercado-consumidor-segmentacao  


7 de junho de 2017 Master Administrador Marketing

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco