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Métricas e Kpis – Você sabe qual a diferença entre eles?

14_03 II.fw Quem trabalha com marketing digital sabe que para cada estratégia que montamos é necessária a mensuração de resultados para avaliar como a campanha está se saindo. Para ajudar nessa análise, trabalhamos com as famosas métricas e KPIs. É muito comum confundir um com o outro, afinal, ambos são indicadores de performance e estão completamente ligados. O post de hoje vai explicar qual a principal diferença entre os termos e em quais etapas eles são necessários.  

Métricas

As métricas são medidas que focam no comportamento do usuário, não no resultado da sua estratégia. As métricas normalmente indicam as páginas que o usuário acessou, as vendas que foram realizadas, quantas visitas o site recebeu, a origem do tráfego. Com esses dados, você consegue saber quais artigos geraram mais tráfego, por qual tema foram atraídos, quais clientes compraram, mas não consegue ter uma base concreta do desempenho do seu site, por exemplo.

KPIs

O termo KPI vem do inglês, Key Perfomance Indicator, e é um indicador que é criado a partir das métricas. Enquanto as métricas trazem resultados “brutos”, os KPIs “lapidam” as métricas, extraindo as conclusões. Os KPIs são bastante usados para avaliar o atingimento de metas, por exemplo. Como citamos acima, os KPIs servem para filtrar o resultado trazido pelas métricas e a partir destes calcular o desempenho do site, as taxas de conversões de vendas, o tempo de permanência no site por exemplo. Fizemos um artigo sobre a importância dos KPIs no marketing digital, você pode conferir clicando aqui   Mesmo depois da explicação, ainda está meio complicado de entender? Resumindo, lembre-se que as métricas refletem o comportamento do usuário diante de seu site, por exemplo, mas não mostram como sua estratégia está se saindo. Os KPIs são como as conclusões das métricas, já apontam as conversões e tem o objetivo de mostrar o resultado que foi atingido na sua campanha.  

Por que é necessário entender essa diferença?

Lendo as definições, nem parece ser tão importante saber a diferença né? Mas é aí que você se engana! É importantíssimo entender e saber diferenciar ambos para que isso não comprometa a interpretação dos resultados. Confundir um com o outro pode levar a conclusões erradas e com isso, atrapalhar a criação de uma nova estratégia, por exemplo.   Por hoje é isso, espero que tenham gostado! Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima! :)


14 de março de 2016 Master Administrador Marketing

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