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Monitoramento de redes sociais: conheça seu público a fundo!

monitoramento-de-redes-sociais-conheca-seu-publico-fundo_bigUma pesquisa divulgada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) revelou que, atualmente, 69% das companhias brasileiras utilizam ferramentas de análise e mensuração para acompanhar seus públicos nessas mídias. Mais ainda: 41,2% já associam os resultados e dados obtidos para aprimorar suas campanhas de marketing. A grande questão é que, atualmente, as pessoas estão cada vez mais presentes nessas mídias, participando ativamente delas. Além de compartilhar experiências pessoais, os usuários também costumam recomendar ou criticar produtos e serviços das empresas. Por isso, essa pode ser uma excelente forma para conhecer um pouco mais sobre o seu público-alvo. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o monitoramento das mídias sociais, mostrando ferramentas eficazes e a sua importância na atualidade. Acompanhe-nos:

Ferramentas de monitoramento

Existem diversos softwares disponíveis para o monitoramento de redes sociais. Alguns deles, inclusive, são gratuitos. Como exemplo, podemos citar o HowSociable, ferramenta para medir a visibilidade da sua marca com o auxílio de 32 indicadores, ou, ainda, o ItsTrending, que busca por palavras-chave no Facebook para revelar dados continuamente. Não importa se a ferramenta é gratuita ou paga, o ideal é saber conciliar os dados obtidos com ações concretas na sua empresa, sejam elas referentes ao atendimento ou ao marketing. Afinal de contas, uma informação, por si só, não representa nenhuma melhoria para uma organização: é preciso que elas gerem mudanças positivas.

Novo perfil de consumidor

monitoramento-de-redes-sociais-conheca-seu-publico-fundo2Hoje, os relacionamentos se refletem diretamente nas mídias sociais, e o mesmo ocorre com os padrões de consumo. Uma notícia falaciosa sobre determinada empresa ou até mesmo um boato de algum usuário podem gerar uma crise de imagem avassaladora ao empreendimento em questão, já que, em poucos momentos, a informação pode se propagar por toda a rede. O consumidor se tornou um verdadeiro militante das boas práticas, estando mais disposto a denunciar quaisquer tipos de irregularidades cometidas por empresas. Por isso, para tomar uma ação rápida e reverter crises em potencial, a organização deve estar disposta a monitorar todas as informações presentes nesse meio.

Mensurando o real impacto do marketing

Nem sempre o fato de uma empresa se decidir por um curso de ação e conseguir conclui-lo com sucesso significa que os resultados esperados foram obtidos. Isso porque, antes de mais nada, deve-se avaliar o impacto dessa ação perante o público. Se a ideia era conseguir 100 mil visualizações em um anúncio no Youtube, por exemplo, é preciso se perguntar também:
  • Se as pessoas compartilharam o material;
  • Se realmente foram impactadas por ele;
  • Se elas comentaram o anúncio;
  • Ou se simplesmente ficaram indiferentes.

Normalmente, esse tipo de plataforma já disponibiliza algumas informações estratégicas para a sua empresa, mas o monitoramento deve ser completo. Quanto mais informações se obtiver, melhor será a qualidade dos dados obtidos e, consequentemente, mais precisas serão as próximas ações da sua empresa, no sentido de realmente causar um impacto positivo no público-alvo. Voltando à pergunta inicial: você já monitora o impacto da sua empresa nas redes sociais? O que tem observado? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco, nos comentários.


16 de dezembro de 2014 Master Administrador Marketing

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