O que há por trás de uma boa campanha de e-mail marketing?

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Estudos mostram que em 2018 o número de usuários de e-mail, em todo o mundo irá bater a marca de 2,2 bilhões de pessoas, mais de um quarto de toda população do planeta esperada para o mesmo ano. Por ser uma ferramenta de muita praticidade, o e-mail marketing soa como uma ferramenta básica, mas você já parou para pensar em tudo que está por trás dessa excelente estratégia de vendas?

Basicamente, e-mail marketing é uma comunicação feita através do envio simultâneo do mesmo e-mail para diferentes clientes que autorizaram o recebimento de seus conteúdos. Bom, como toda ação de marketing, para começar é preciso delimitar um público alvo, direcionando assim sua campanha para as pessoas certas, evitando também perder tempo com pessoas que não estão interessadas no seu produto.

 

Controle e mensuração

Pensando em alcance e em números, de nada adianta uma boa campanha de e-mail se você não souber quantas vezes seu e-mail foi aberto, em quais localizações, links acessados, etc. Por isso uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial nesse sentido. Usando uma ferramenta dessas, você pode ter acesso à relatórios em tempo real, vai saber a taxa de abertura, taxas de clique, de rejeição, noções de geolocalização, tipo de acesso (se foi via desktop ou dispostivos móveis), tudo isso de forma muito simples de manusear.

Teste AB

Outro auxílio muito importante quando se fala em e-mail marketing é o chamado Teste AB. Esse teste serve basicamente como uma experimentação, isto é, você pode criar diferentes campanhas e enviá-las simultaneamente para comparar qual possuiu uma melhor taxa de abertura e de acessos, e então ter um melhor controle do que conquista seu público e do que é rejeitado.

Conteúdo

Agora que já tratamos a parte “operacional” de um e-mail marketing, vamos tratar do conteúdo. Tão importante quanto, a forma com que o conteúdo é disposto em seu e-mail é decisiva para conquistar ou perder possíveis clientes. A começar pela linha de assunto. A linha de assunto é como a capa de um livro, é a primeira informação a chamar atenção e o primeiro contato do público com o conteúdo, e assim como a capa de livro a linha de assunto é um convite para seu e-mail ser aberto. O assunto deve ser atrativo, convincente e objetivo.  Por isso esteja sempre atento ao uso das palavras ideais.

Uma vez aberto, é importante certificar-se de que seu e-mail possui um conteúdo pertinente, que desperte interesse no seu público, por isso busque sempre ser objetivo e pessoal. Aproveite as opções da sua ferramenta para criar campanhas com elementos visuais, e não se esqueça da importância de imagens sobretudo em mensagens que demandam pouca concentração.

Além disso é muito importante que sua campanha possua um design responsivo, isto é, se adapte facilmente à diferentes formatos de leitura. Isso é essencial hoje em dia, visto que mais da metade dos e-mails são abertos em dispositivos móveis, o que deve garantir que o destinatário esteja apto a interagir com seu e-mail sem problemas em um smartphone, por exemplo.

Com todos esses atributos não é de se surpreender que o e-mail marketing represente uma das estratégias de comércio online mais bem sucedidas entre as empresas, e que mesmo em tempos de Facebook e Twitter represente uma boa parte dos lucros quando falamos em marketing digital.

 

E você, tem alguma outra dica de e-mail marketing bacana pra compartilhar? Deixe aqui nos comentários. Vou ficando por aqui e até a próxima!

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