Planejamento de Marketing: ações para a parte IV do seu cronograma

 Em Agência de Viagens, Marketing

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Semana passada postamos aqui a terceira parte do seu planejamento de marketing. Conforme prometido, deixamos hoje a parte 4  do cronograma, sugerindo as melhores ações para tomar no tempo livre enquanto sua ferramenta de self booking trabalha. Confira!

Segunda-feira: Levantamento de contatos de parcerias

Já ouviu falar em Guest Blogging? Guest blogging é uma metodologia essencial do planejamento de marketing, e serve para melhorar o SEO do seu website e ganhar uma maior visibilidade na blogosfera. Consiste basicamente numa “troca de links”, onde parceiros indicam o seu link em seus canais, e vice-versa, aumentando suas posições no ranking de busca do Google. Para isso, faça uma lista de aproximadamente 20 nomes da web que podem te ajudar a crescer, e mande uma abordagem via e-mail fazendo a proposta de troca de links.

Terça-feira: Cadastro na ABBV

Você já conhece a ABBV? ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens é uma Associação que abriga diversos blogueiros do universo de turismo, buscando promover a integração dos associados para estimular o crescimento desse mercado. Primeiro você pode se cadastrar para receber o conteúdo deles, e se tiver interesse, pode se associar em alguma das categorias que eles oferecem – há planos que cabem em todos os bolsos. Como associado você terá acesso à palestras, feiras, eventos, aumento do seu networking, entre outros benefícios.

Quarta-feira: Criação de um Instagram

Conforme já conversamos aqui, a venda de serviços turísticos está atrelada à venda de algo intangível – ou seja, você não pode oferecer uma “prévia” de uma viagem para que o cliente possa experimentar e depois decidir, afinal está vendendo uma experiência, não um produto em si. Para poder convencê-lo, é preciso abusar de imagens que mostrem o quanto vale a pena visitar o local. E o Instagram é perfeito para isso – afinal é um aplicativo exclusivo para fotografia. Ao montar os pacotes, faça pequenos posts mostrando as belezas locais, as praias, a vida noturna, enfim. Instagram é para isso: aproveite.

Quinta feira: Promoções no Instagram

Feito o perfil no Instagram, capriche na bio (aquela descrição que fica no perfil) e comece a procurar perfis relacionados à sua área: siga agências de viagens, operadoras, consolidadoras, perfis de prefeituras – procure também através de hashtags perfis de viajantes (no Instagram existem muitas pessoas que viajam e que gostam de contar suas experiências). Pesquise hashtags como #trips, #travel, #viagem #viajar #beach, etc. Logo após, procure imagens atrativas para postar sobre os seus pacotes. No Instagram, o que funciona muito são imagens chamativas, cheias de cores, efeitos e afins. Vale até uma pequena edição, mas cuidado com excessos – muitos artifícios fazem a foto perder um pouco do valor. Lance campanhas e vire tendência no aplicativo através das hashtags. Exemplo: se você tem uma agência que se chama ViajaBrasil, ofereça descontos ou direito a sorteios para quem marcar a hashtag #EuVoudeViajaBrasil em suas fotos. Fora isso, sorteie bilhetes aéreos e faça parcerias com outras páginas de agências para conseguirem mais seguidores.

Sexta feira: Benchmarking de comunicação

Você sabe o que é benchmarking?

Benchmarking é um processo muito utilizado no marketing das empresas, e consiste na comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. Serve para descobrir as melhores ações dos líderes de mercado para que seja possível aplicar as práticas dentro das empresas menores. Através deste processo é possível saber onde a concorrência está falhando, onde está acertando, e mostrar também as brechas do cenário mercadológico – onde justamente você deve agir. Existe um livro clássico que diz que a primeira lei imutável do marketing é que você deve ser o primeiro no seu segmento – e se não puder ser o primeiro, crie uma categoria onde possa ser o primeiro. E o primeiro passo para achar esse segmento é fazendo uma análise de benchmarking.

Bom, essas foram as nossas dicas dessa semana. Para semana que vem, temos mais sugestões para você surpreender os clientes de sua agência de viagens. Até lá!

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