Planejamento de Marketing: ações para a parte V do seu cronograma

 Em Agência de Viagens, Marketing

 

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Semana passada postamos aqui a quarta parte do seu planejamento de marketing. Conforme prometido, deixamos hoje a parte V do cronograma, sugerindo as melhores ações para tomar no tempo livre enquanto sua ferramenta de self booking trabalha. Confira!

Segunda feira: Apuração do questionário

Na semana 3 do nosso planejamento de marketing, falamos sobre a criação de um questionário, na versão free de 10 perguntas. Depois de enviar a pesquisa, é hora de fazer a apuração – o Surveymonkey oferece uma análise muito bacana de quantas pessoas responderam, quantas ignoraram, quantas comentaram, além de vários formatos de gráficos para que você mostre aos outros setores da sua empresa. É importante uma pesquisa como esta, para poder identificar as necessidades do seu público – assim fica mais fácil nortear as melhores decisões estratégicas para tomar no seu planejamento.

Terça feira: Norteamento das ações de acordo com a pesquisa

Digamos que você tenha disparado os e-mails criados no Surveymonkey e deixou que as respostas fossem coletadas por uma semana. Encerrada a pesquisa, você já apurou os resultados e viu, de acordo com a porcentagem das respostas que determinadas ações sejam mais assertivas, de acordo com a apuração que recebeu. Exemplo: em uma das perguntas, você questionou se os seus clientes gostariam de receber vídeos de pessoas que já visitaram os destinos por e-mail, para que elas possam conhecer mais sobre o local a ser visitado – e aproximadamente 74% respondeu que sim, que gostariam. Está mais do que claro que é hora de coletar esse material – ou seja, norteie suas ações nesse sentido, afim de atender aos dados de sua pesquisa.

Quarta feira: Análise do canal online da concorrência

Caso você possua um canal online de vendas de suas viagens e pacotes, que tal dar uma olhada básica em como estão dispostos os produtos da concorrência? Essa é uma das estratégias de benchmarking – procure pelo menos 3 concorrentes fortes e avalie seus canais online – avalie a arte dos banners, confira quais são mais atrativos, o quanto de informação convincente cada um tem, etc. Lembre-se: o conceito do benchmarking consiste não em “copiar” o que a concorrência faz, mas sim identificar as melhores práticas (o que realmente funciona para conseguir aumentar suas vendas) e aplicá-las na sua empresa.

Quinta feira: Criar um plano de negócios

O Sebrae disponibiliza em seu portal um manual de como elaborar um plano de negócios para sua empresa de viagens. O que você vai encontrar por lá: informações importantes para que você tenha uma melhor visão do mercado, seu ambiente interno, externo; terá suporte para definir missão, visão e valores, definição do seu planejamento de marketing, para pontuar dados como fornecedores, clientes, concorrência e etc. Este plano vem em “branco”, mas direciona muito bem quem deseja profissionalizar mais sua empresa, afim de estruturar melhor tudo o que o seu negócio oferece.

Sexta feira: Fazer reunião com a equipe

Como você poderá observar, o processo de criação do plano de negócios não é um documento que se cria de um dia para o outro. Faça dele um manual para preencher todos os dias, conforme você for encontrando todas as respostas. Assim que você tiver preenchido o maior número de informações possíveis (supondo que você seja o gestor ou dono de algum cargo de liderança), chame toda sua equipe para uma reunião e mostre a importância de cada um nesse processo, alinhando todos os cargos rumo aos objetivos que forem traçados no planejamento.

Bom, essas foram as nossas dicas dessa semana. Para semana que vem, temos mais sugestões para você surpreender os clientes de sua agência de viagens. Até lá!

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