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Planejamento de marketing: ações para a terceira parte do seu cronograma

planejamento de marketing

Semana passada postamos aqui a segunda parte do seu planejamento de marketing. Conforme prometido, deixamos hoje a terceira parte do cronograma, sugerindo as melhores ações para tomar no tempo livre enquanto sua ferramenta de self booking trabalha por você. Confira!

Segunda-feira: Cadastro e criação de templates para envio de newsletters

Hoje o seu tempo livre ficará em prol da criação de uma conta no MailChimp (ferramenta de automação de envio de e-mails) - que é como um cadastro qualquer - você preenche nome, e-mail, registra uma senha e faz a confirmação na sua caixa de entrada. Logo após, vá em “create campaign” e crie suas campanhas - mesmo que não envie agora, deixe seus templates salvos para enviar posteriormente. Lembra-se que separamos sua lista de contatos por grupos? Cada template criado deve atender a um grupo da lista, afim de tomar ações cada vez mais assertivas para os seus clientes.

Terça-feira: Envio de de newsletter de pacotes promocionais

Certo, você já segmentou suas listas, já fez o cadastro no MailChimp, já importou seus contatos e também criou seus templates. O próximo passo agora é enviar suas campanhas segmentadas por grupos: crie um pacote diferenciado para cada grupo e adicione aos textos das campanhas. Feito isso, mande para o MalChimp e faça um teste, fazendo um envio prévio para o seu e-mail, ou para o e-mail de alguém que possa conferir. Cuidado: uma vez enviada, não é possível alterar as informações do e-mail, então confira cuidadosamente cada detalhe.

Quarta-feira: Pesquisa de palavras chave

Lembra que fizemos a criação de textos sobre viagens? Agora é hora de ajustar o SEO desses textos. Para quem não sabe, SEO significa Search Engine Optimization - em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. Essa técnica permite, através de algumas alterações no conteúdo dos websites, que eles sejam encontrados mais facilmente pelos mecanismos de busca e sejam rankeados nas primeiras posições. Para isso, é preciso que a qualidade do conteúdo oferecido seja alta, é preciso que as palavras-chave estejam dispostas de forma harmônica no texto, e é preciso também  que as imagens não demorem para carregar. Nesse tópico vamos falar das palavras-chave: escolha um texto e veja o tema principal dele. Exemplo: viagem para Fernando de Noronha. Essa deve ser sua palavra-chave central. Definido a palavra chave, vá até o Google Adwords e faça uma pesquisa do seu volume de buscas: a ferramenta vai trazer, de acordo com o período que você escolher, a quantidade de buscas feitas nos últimos 7 dias, por exemplo. Essa métrica é fundamental para nortear a criação de pautas e melhorar o ajuste dos seus textos, posicionando-os cada vez melhor nos mecanismos de busca do Google.

Quinta-feira: Criação de pesquisa de mercado

No intuito de oferecer campanhas cada vez mais assertivas aos seus clientes, crie um questionário no SurveyMonkey na versão free de 10 perguntas. Faça perguntas sobre o que o cliente mais sente falta no setor, em relação ao atendimento oferecido pelas demais agências, qualidade do serviço prestado, pós venda, etc. Aplique para o máximo de pessoas que conseguir, e depois meça os resultados: o Survey Monkey entrega pra você tudo mastigado: quantas pessoas responderam, quantas ignoraram, a média de respostas e porcentagem em forma de gráficos. Partindo daí fica mais fácil saber o que realmente funciona ou não com o seu público.

Sexta-feira: Pesquisa de eventos, feiras e palestras do ramo

No intuito de se integrar cada vez mais no mercado em que atua, hoje você vai fazer uma pesquisa dos principais eventos onde sua agência pode visitar ou colocar um stand de divulgação. Vira e mexe há algum evento bacana de turismo, principalmente para agências de viagens. ABAV, WTM, e BRAZTOA são alguns deles - entre no Panrotas e dê uma olhada para saber das novidades que estarão rolando nas próximas semanas. Estar presente nesses tipos de eventos, nem que seja como visitante, além de aumentar o seu networking, permite que você fique a par das ações da concorrência, saiba o que está em alta, as principais tendências, e etc. Vale a pena!

Bom, essas foram as nossas dicas dessa semana. Para semana que vem, temos mais sugestões para você surpreender os clientes de sua agência de viagens. Até lá!


1 de junho de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

1 comentário

Douglas - 28 de janeiro de 2017

ótima iniciativa, sucesso.

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