Por que sua agência deve investir em ecoturismo?

 Em Agência de Viagens

17_02 II.fw

O que é?


O Ecoturismo, ou turismo ecológico é um segmento turístico que utiliza o patrimônio cultural e natural de maneira sustentável, incentivando sua conservação e a conscientização dos visitantes. O ecoturismo surgiu em 1970 como um movimento ambiental, visando amenizar a degradação do meio ambiente provocado pelo turismo em massa, porém foi em 1985 que o projeto Turismo Ecológico veio para o Brasil, por meio da EMBRATUR. Depois de regularizado, o turismo ecológico foi ganhando cada vez mais visibilidade, impulsionando o mercado.

Diferente do turismo convencional, o ecoturismo é conhecido por levar o turista a ambientes naturais e atividades que promovam o conhecimento da natureza. O ecoturismo também é popular por ser um dos principais meios de educação ambiental, além de contribuir com o desenvolvimento econômico das áreas de preservação ambiental.

 

Como funciona o ecoturismo?

Para que a prática seja considerada ecoturismo é necessário que ela se encaixe nas seguintes condições:

– Deve haver respeito à comunidade local,

– Deve haver envolvimento econômico da comunidade local;

– Deve haver respeito as condições naturais e conservação do meio ambiente,

– Deve haver conscientização da parte do turista ( o que é conhecido como aprendizado ambiental, onde o turista aprende em sua visita a respeitar o meio ambiente e seus patrimônios).

Por que investir?

Enquanto o turismo tradicional cresce em média 7,5% ao ano, o índice de crescimento do ecoturismo tem a média de crescimento de 15 a 25% ao ano. Dados fornecidos pela O.M.T. (Organização Mundial de Turismo) estimam que 10% dos turistas concentrados no mundo inteiro buscam o turismo ecológico. Já no Brasil, a estimativa é de que mais de um milhão pessoas pratiquem o ecoturismo!

Além do que, se tem notado, as pessoas tem se cada vez mais com o meio ambiente, ações sustentáveis e querem constantemente estar próximas a natureza. E claro, para todos que estão acostumados com a paisagem urbana, quem não tem aquela vontade de se aventurar por destinos exóticos para fugir um pouco da rotina?

 

Principais destinos

É um fato que o Brasil é um verdadeiro paraíso para os fãs de ecoturismo. São inúmeras as opções de roteiros e lugares a se visitar nessa categoria, mas se você está em dúvida em quais oferecer, aqui vão algumas dicas:

 

-Bonito – MS

Bonito

 

Conhecido pelo Brasil afora, Bonito tem uma beleza fora do comum, com águas cristalinas e animais exóticos. Para os aventureiros apaixonados por ecoturismo, as opções são variadas: rapel, mergulho, passeio de bote, entre muitas outras.

 

-Pantanal – MT/MS

pantanaaaaaaal

Quem não tem vontade de visitar o Pantanal? Admirar sua paisagem única, ver de perto diversos animais, provar comidas típicas e claro, desbravar a região com guias turísticos, com opções de passeios de barco, trilhas e as focagens noturnas! Uma opção e tanto para o ecoturismo.

 

-Chapada Diamantina – BA

Chapada diamantina

Para quem pensa que a Bahia só tem praia, está muito enganado! A Chapada Diamantina traz uma beleza incrível com cachoeiras, grutas e cânions, um destino e tanto para os aventureiros de plantão.

 

-Fernando de Noronha – PE

fernando-de-noronha-pousadas

Sem dúvida, Fernando de Noronha é um dos destinos mais incríveis do Brasil. Seu arquipélago nos presenteia com mar esverdeado, corais, formações rochosas, entre outras coisas. Dentre as opções para os turistas estão as caminhadas, o surf, passeios de bugue, observação de golfinhos, além dos tradicionais mergulhos, onde os aventureiros podem ver cardumes, tartarugas, arraias.. a diversidade é bem grande!

 

-Manaus – AM

amazonas2

Trekking na floresta amazônica, canoagem, visita a aldeias indígenas, passeio de barco até o encontro dos famosos rios Negro e Solimões, além de ver de perto vários animais silvestres, Manaus é um destino indispensável para os fãs de ecoturismo!

 

E você, já investe em ecoturismo?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima! :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário