ROI: Saiba o que é e como pode auxiliar no marketing de sua agência de viagens

 Em Marketing

Saiba como utilizar o ROI nas campanhas de mkt de sua agência de viagens

Existem inúmeras as estratégias de marketing disponíveis hoje para as organizações, fato que se intensificou ainda mais com o amadurecimento do marketing digital. No entanto, a evolução dos canais de comunicação e das novas mídias parece não estar sendo acompanhada pela percepção dos gestores – principalmente no nível estratégico – acerca da importância da mensuração de resultados. Por conta disso, esse departamento é encarado com certa nebulosidade por muitos empreendedores.

A grande questão é: assim como qualquer estratégia posta em prática pela organização, as campanhas de marketing também precisam ser monitoradas. Caso contrário, além de não haver um controle para definir quais devem ser as rotas de ação a serem seguidas, na maioria dos casos os resultados serão negativos, uma vez que as decisões serão tomadas na base da intuição, e não da razão.

Nesse post falaremos sobre uma métrica fundamental para qualquer empreendedor, o ROI (Return On Investiment – Retorno Sobre Investimento). Confira como ele pode – e vai – te ajudar!

Afinal, o que é ROI?

O Return On Investment (ROI), Retorno Sobre Investimento ou taxa de retorno, é a relação entre a quantidade de recursos financeiros aplicados para dar início a uma determinada ação e o seu retorno para o empreendimento. Em uma linguagem mais simples, podemos dizer que o ROI determina a relação de custo-benefício de uma determinada estratégia.

Como calcular o ROI?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o ROI deve ser calculado partindo do lucro líquido trazido por uma determinada ação, já que, basicamente, sua função é confrontar lucro versus investimento. Resolvemos, portanto, dividir o processo em duas etapas:

Lucro líquido

O primeiro passo é o cálculo do lucro líquido, conforme já mencionamos. O processo de cálculo é bem simples. Vamos supor que a sua empresa trabalhe com a venda de cosméticos, a serem vendidos pelo valor de 50 reais para o consumidor. Considere que cada produto foi comprado pelo valor de 20 reais, e que os custos com o serviço de marketing foram de 500 reais. Vamos supor, ainda, que após a adoção das estratégias de marketing, 50 unidades a mais foram vendidas por mês.
Para calcular o lucro líquido basta você subtrair de todo o lucro, R$ 2.500 (50 unidades vendidas ao preço de 50 reais), todos os custos: custos de produção, impostos, despesas variáveis, despesas ficas etc. Dessa forma o lucro líquido será 2.500 – 1.000 (50 unidades por 20 reais) – 500 reais investidos em marketing. Lucro líquido = R$1.000,00

Retorno sobre investimento

Finalmente chegamos na parte importante, mensurar o retorno sobre o investimento, o nosso custo benefício. Mesmo que uma campanha tenha resultados positivos, isso não quer dizer que ela tenha um bom ROI. O motivo? Além de considerarmos os riscos, como no caso de qualquer investimento, é importante avaliar em qual estratégia poderemos investir menos e receber os maiores resultados proporcionalmente.
Portanto, para calcular o ROI, adote a seguinte fórmula:

(lucro líquido) / (Custo com marketing) x 100
No exemplo:
1000 / 500 x 100 = 200%

Ou seja, adotando a estratégia de marketing que usamos no exemplo, sua empresa teria um ROI de 200%, um excelente resultado para a campanha. Vale lembrar que, na maioria dos casos, um ROI de 50% já é o suficiente para considerarmos que determinada ação possui um retorno razoável.

Você já mensura o ROI das suas campanhas de marketing? Não perca mais tempo e comece agora mesmo! Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

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