Turismo de experiência – Por que devo investir nesse nicho turístico na minha agência de viagens?

 Em Agência de Viagens, Marketing

20_01 II

O mercado de turismo, como todos os outros ramos, deve sempre se manter inovado. Ainda mais com essa crise que vem atacando o nosso país, o que pode motivar o turista a comprar um pacote com a sua empresa? Sempre os mesmos destinos, sempre os mesmos hotéis, sempre os mesmos trajetos e restaurantes. Se não for algo que desperte interesse, muitas vezes ele pode optar por gastar o dinheiro com outra coisa, ainda mais se o cliente já visitou os destinos comuns.

Se você quer fidelizar o seu cliente e ao mesmo tempo, por que não oferecer o turismo de experiência?

 

O que é turismo de experiência?

O turismo de experiência é um nicho turístico que oferece ao viajante um trajeto diferente dos que estão acostumados. Por exemplo, destinos comuns como as praias de Fortaleza ou a torre Eiffel em Paris são funcionais, mas e quando você tem como cliente um viajante assíduo que já conhece esses pontos turísticos? Oferecer um destino que foge do tradicional pode resolver esse problema, que além de proporcionar uma experiência única, a grande dele se tornar seu cliente por muito tempo. Para o viajante que já conhece os melhores pontos turísticos, apresente novas culturas e novas emoções!

Por que investir?

Viagens inusitadas como visitar uma tribo indígena na Amazônia e acompanhar seu dia a dia, além de envolver o turista em um novo mundo e em uma cultura de vida totalmente diferente do que está acostumado, pode gerar aquele marketing boca-a-boca tão sonhado. Imagine uma conversa de amigos onde ele conta que foi pra Amazônia, conheceu uma tribo indígena e toda a cultura do local? Com certeza eles ficarão interessados em quais roteiros sua agência e oferece para planejar a próxima viagem.

A tendência do turismo de experiência chegou em 2006 no Brasil e só tende a crescer no ramo. O Brasil é um país conhecido por sua cultura única, que varia de região para região e até mesmo de estado para estado. Uma boa alternativa é estudar a fundo a cultura de cada estado, gastronomia e tradições para montar roteiros únicos e criativos, oferecendo uma grande diferencial para sua agência.

 

Turismo de experiência fora do Brasil

Para os clientes que preferem viagens para o exterior, também é possível montar trajetos de internacionais. É possível incluir em pacotes “comuns” como viagens a Orlando, Londres trajetos simples referente a tradições e a cultura. Deixe esse trajeto como opcional, assim para os que preferem a viagem tradicional não é nada alterado, já os que querem algo diferente podem incluir essa opção.

E você, já investe no turismo de experiência na sua agência de viagens? Deixe sua opinião nos comentários!

Abraços e até a próxima. :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário