Turismo para a melhor idade: 4 razões para investir

 Em Agência de Viagens

turismo-para-a-melhor-idade-em-sua-agencia2Até o ano de 2050, pela primeira vez, o número de pessoas com mais de 60 anos será maior do que o de crianças e jovens no país. Esse dado, divulgado pela Organização Mundial da Saúde, revela algo que a expectativa de vida da das pessoas na melhor idade  está aumentando.

Muitos fatores estão relacionados à esse aumento na expectativa de vida, como o maior acesso a tratamentos de saúde e medidas preventivas como vacinas e higiene, por exemplo. Mas não é só a medicina que ajuda a promover vida longa aos brasileiros.

A qualidade de vida está estritamente ligada ao bem-estar físico e mental dos idosos. Afinal, não basta envelhecer. É preciso viver mais com mais qualidade. E é nesse ponto que o lazer tem ganhado cada vez mais importância na rotina de quem está próximo ou já passou dos 60 anos.

Tanto que o governo federal lançou um programa chamado Viaja Mais Melhor Idade, que oferece condições facilitadas para que os idosos e seus acompanhantes possam adquirir pacotes de viagens a preços mais competitivos. Por isso, se sua agência ainda não investiu em turismo para a terceira idade, esse post foi feito para você.  Separamos bons motivos para você repensar nesse público. Confira!

Menos riscos de inadimplência

Já reparou quem é o público alvo das operadoras de crédito? Os idosos, e exatamente porque além de contarem com renda fixa também são bons pagadores e ocupam taxas baixas de inadimplência, se comparadas à população adulta que está no mercado de trabalho.

Dica: o programa do governo federal também contempla um acompanhante que não necessariamente seja idoso, mas precisa ser pessoa física. Por isso, pense em pacotes para 2 pessoas além dos pacotes para grupos, que são os mais comuns para esse público.

Atraia um segmento em potencial

Você já pensou em como seria importante para o crescimento da sua agência se pudesse contar com um público novo e, ao mesmo tempo, em ascensão? Pois você pode! O turismo para a melhor idade é a possibilidade de fidelização de mais um público que tem tempo, dinheiro e muita disposição para viajar.

Dica: não se esqueça de que muitos idosos estão voltando ao mercado de trabalho. Um atrativo na sua agência seria oferecer pacotes para finais de semana, férias ou feriados, aos moldes do turismo tradicional, mas com as atrações típicas da 3º idade. Certamente você irá fidelizar os idosos que ainda trabalham.

Possibilidade de fechar vários pacotes ao ano

Isso mesmo. Se os consumidores de pacotes de turismo que estão empregados no mercado formal têm disponíveis apenas o mês de férias e alguns feriados prolongados, por exemplo, a maior parte dos idosos, ao contrário, não dispõe dessa limitação de tempo. Por isso, é possível criar pacotes variados para a melhor idade, de acordo com as estações do ano e atrações sazonais.

Dica: explore destinos de norte a sul do país e os encaixe nos 12 meses do ano. Use a sazonalidade e as belezas naturais e gastronômicas do Brasil em favor do seu negócio!

Idosos são excelentes multiplicadores

Com a sua experiência no ramo do turismo você certamente já sabe que cliente satisfeito volta e faz indicações, certo? Mas quando esses clientes estão na melhor idade, eles assumem um poder multiplicador muito forte, já que a maioria gosta de viajar em companhia de amigos. E exatamente por isso que você deve cativá-los.

Dica: monte pacotes para grupos e ofereça descontos aos idosos que chamarem amigos para as viagens. Assim, todos ganham!

Gostou do artigo? Então deixe seus comentários no post abaixo e assine nossa newsletter para receber dicas de como alavancar o seu negócio!

Artigos recomendados

Deixe um comentário