Viagens corporativas e de lazer: confira o aumento e a previsão para os próximos anos

 Em Agência de Viagens, Corporativo

viagens corporativas e de lazer

Pesquisas feitas por instituições importantes no setor, como o Ministério do Turismo, Finaccord, e Organização Mundial do Turismo apontam resultados de seus estudos, previsões para 2015 e também para os anos seguintes. Hoje daremos um enfoque especial às estatísticas de viagens de lazer e viagens corporativas. Boa leitura!

Viagens Corporativas

Em matéria divulgada pelo PANROTAS, de acordo com o Global Travel Price Outlook 2015, estudo realizado pela Global Business, este ano os gestores de viagens de toda a América Latina vão precisar negociar melhor seus acordos com fornecedores. Segundo a pesquisa, só em 2015, o setor de viagens corporativas tende a crescer até 8,6%.

E o Brasil, neste ritmo tende a aumentar sua participação entre os 15 maiores mercados de viagens corporativas do mundo, ao aumentar em 12,5% os gastos com business travel, ficando atrás somente da China e da Rússia. No mundo, a estimativa é que essas despesas cresçam cerca de 6,9%, chegando a aumentar até 8,6% em 2016.

Em janeiro deste ano, a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) divulgou em uma coletiva de imprensa os resultados estatísticos sobre a movimentação do setor de business travel em 2014. A pesquisa foi realizada mostrou crescimento de 14,5% nos principais segmentos do ramo de viagens, dando um total de 13,1 milhões de bilhetes aéreos emitidos em voos nacionais e internacionais.

Só o setor de aéreo, em 2014 movimentou um montante de R$ 6,5 bilhões (24,9% do faturamento de turismo em 2014) – um aumento de 22% em comparação à 2013. Nesse meio, destaca-se a TAM, com $2,15 bilhão, ficando com 32% das vendas, e logo atrás vem a GOL Linhas aéreas, abocanhando 31% do marketing share.

Entre os destinos mais procurados, ganhando em disparada temos os destinos do Rio de Janeiro e São Paulo, ficando com 49% da preferência dos viajantes. Logo em seguida vem Brasília (10%), Belo Horizonte (8%), e em terceiro lugar, Salvador, ficando com 7% da procura.

Em vista disso, podemos concluir que o setor de viagens corporativas vem crescendo a passos largos, principalmente no Brasil. Sua empresa já trabalha com viagens corporativas? Se não, aí estão bons motivos para começar a se pensar.

Viagens de lazer

Entra ano e sai ano, e o número de brasileiros que fazem viagens tanto nacionais, quanto internacionais, só tem crescido. De acordo com informações da Finaccord, no período entre 2009 e 2013 registrou-se um aumento de 7%, só em viagens de lazer e férias. A pesquisa ainda diz que os destinos mais procurados são EUA, Argentina, Portugal e França.

Esse aumento das viagens pelo exterior se deu por conta da melhoria da renda dos brasileiros, pela abertura de crédito para as pessoas com rendas menores, pelos investimentos que vem sendo feitos nos aeroportos e pela baixa de preços das passagens aéreas em determinados períodos. Tudo isso deu ao setor de turismo, de dez anos até hoje, uma soma de 83 milhões de turistas andando de avião – crescimento de 10% ao ano. A expectativa, se tudo continuar correndo neste caminho, é que em 2024 sejam 200 milhões de brasileiros viajando de avião por aí.

E você, já investe forte em viagens corporativas e de lazer? Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para nós nos comentários!

Artigos recomendados

Deixe um comentário

agente de viagens