Você sabe o que é endomarketing?

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Você sabe o que é endomarketing? Sabe mas não sabe como implantar no seu negócio?

Confira agora como melhorar a sua empresa de dentro pra fora!

 

O que é?

Endomarketing é marketing interno, ou seja, o endomarketing trabalha a imagem da empresa para os funcionários e colaboradores.

Por exemplo, naquela agência de viagens onde os funcionários estão satisfeitos com seus empregos, vestem a camisa da empresa, sempre falam sobre as vantagens de trabalhar ali e sempre indicam para os amigos e familiares os serviço da agência.

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa assim, e consequentemente você também tem uma imagem positiva sobra a empresa em que ela trabalha.

 

Como funciona?

Apesar do nome, o setor do marketing não é o principal responsável por fazer endomarketing. O RH tem um papel fundamental no processo.

A empresa deve compreender as dificuldades e necessidades dos funcionários, e é nessa parte que o RH entra! Ele deve captar essas informações e repassar para os superiores analisarem o que precisa ser implantado, corrigido ou melhorado.

 

Mas como fazer isso?

Existem muitas formas de fazê-lo, desde caixinha de sugestão, dinâmicas em grupo, ou uma conversinha franca com o funcionário toda a semana. Cabe a você identificar qual o melhor método para aplicar com seus funcionários.

O que motiva seus funcionários? Você está reconhecendo os esforços deles? O que seria um bom isentivo para eles?

Você deve ter em mente a resposta para essas perguntas antes de bolar alguma ação de endomarketing.

 

Quais os benefícios?

Os benefícios são conseguidos em curto, médio e longo prazo:

1. Funcionários motivados

Funcionário motivado é sinônimo de maior produtividade e fidelidade. Eles vão vestir a camisa da empresa, e você não precisará se preocupar com a grande rotatividade de funcionários, pois eles não vão querer sair de um trabalho que os deixa satisfeitos.
E você sabe o quão chato é ter uma rotatividade grande de funcionário, não é mesmo? além da burocracia toda quando um funcionário vai embora, ter que se preocupar em procurar um outro, entrevistá-lo, treiná-lo, e esperar que ele se adapte… Ufa!

Ter funcionários fidelizados é sem duvida muito melhor.

2. Marketing boca à boca

Como já mencionei,  funcionário satisfeito vai recomendar a empresa aos familiares e amigos, e funcionários insatisfeitos vão fazer exatamente o contrário. Todos nós conhecemos aquele cara que trabalha em uma determinada empresa, e sempre que alguém fala que vai dar uma passadinha lá pra comprar ele responde “vai em outro lugar que é melhor!”.

Você não quer ter esse funcionário na sua empresa, certo?

 

3. Ambiente de trabalho agradável

Está diretamente relacionado ao primeiro item da lista.

Quando sua empresa tem um ambiente agradável, as pessoas se sentem confortáveis de estar ali.

Quando um funcionário não gosta do ambiente em que trabalha, menos tempo ele vai querer passar lá, menos produtivo ele vai ser, mais dor de cabeça você vai ter.

 

Motivos mais que o suficiente, não?

Se você está chateado que eu não mencionei dinheiro nos benefícios, enxugue suas lágrimas! Todos os 3 benefícios citados tem impacto direto na receita da empresa! Um funcionário motivado e satisfeito, produz muito mais e com muito mais qualidade do que 3 funcionários insatisfeitos e desmotivados.

Você não precisa de muitos funcionários realizando a mesma tarefa para ter uma produção de qualidade, apenas de funcionários motivados.

E você? Quais meios utiliza para fazer endomarketing na sua empresa? Compartilhe conosco aqui nos comentário!

Grande abraço e até a próxima!

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