Você sabe o que é uma análise SWOT

 Em Marketing

Você sabe o que é uma análise SWOT? Essa análise irá te ajudar na tomada de decisões e hoje você vai aprender como fazer em sua empresa!

O que é uma análise SWOT?

A análise SWOT nada mais é do que uma análise detalhada que irá te ajudar na tomada de decisões. A partir da análise SWOT você terá um direcionamento estratégico para ter melhores resultados em suas próximas estratégias.

A sigla de SWOT se refere: forças (S – stregths), fraquezas (W – weakenesses), oportunidades (O – opportunities) e ameaças (T – threats). O mais interessante da análise SWOT é que ela pode ser aplicada em praticamente qualquer situação!

Como fazer em sua empresa?

O primeiro passo para fazer a análise SWOT é definir qual o problema ou decisão você deve resolver. Feito isso, é hora de começar a análise SWOT. Você deverá:

  • Definir os pontos fortes e fracos da solução que você pretende aplicar, em relação basicamente aos recursos/ pontos internos;
  • Feito isso, é hora de avaliar o ambiente externo, ou seja, aquilo que você não possui controle. Nessa etapa são analisadas as oportunidades e ameaças que podem surgir. 

Montando a análise SWOT

Uma boa maneira de visualizar melhor a sua análise SWOT é organizá-la em em quadrante, separando as quatro avaliações citadas acima. Feito isso, você irá dará uma nota de prioridade para cada item. Assim, você conseguirá ter uma melhor visão sobre a eficácia da sua decisão.

Segue um modelo de análise SWOT que você pode utilizar em sua empresa:

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários.
Abraços e até a próxima. :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário