Comportamento do turista – Quais mudanças de comportamento a crise trouxe a seus clientes?

 Em Agência de Viagens

23_03 ii.fw

Pois é, e la vamos nós de novo falar da crise! É um assunto delicado que não dá pra escapar no momento, afinal quantas pessoas não estão assustadas em meio a essa situação econômica? Aos que trabalham no setor de turismo, a boa nova é que nossos viajantes continuam assíduos, mas houveram algumas mudanças no comportamento do turista. Entenda o que está acontecendo no setor:

 

O turista não parou de viajar!

A boa notícia para os empreendedores do setor de turismo é que o turista não parou de viajar! É um fato que a crise está afetando a todos: não só as empresas, mas também os consumidores, o que trouxe algumas mudanças de comportamento. Os principais que foram identificados são as escolhas de destinos, substituídos por mais baratos, e depois a facilidade nos pagamentos.

 

Destinos escolhidos

Turistas que costumam ir para o exterior mudaram os destinos de escolha para economizar. Os que gostam de visitar a França, por exemplo, deixaram Paris um pouco de lado para visitar cidades como Marselha ou Bordeaux. A Nova Zelândia também é uma aposta de destino para viajantes assíduos, principalmente aqueles que já conhecem os “países padrão”, como EUA e Inglaterra. A ideia inicial é a economia, mas também é uma ótima oferta aos fãs de experiência. Já fizemos um artigo aqui no blog sobre turismo de experiência, se você não está familiarizado com o termo, clique aqui.

Outros destinos que estão sendo bem cotados no momento são países vizinhos. Argentina e Chile tem atraído cada vez mais visitantes brasileiros e por terem um custo bem mais barato em comparação aos EUA e países da Europa, então são uma boa saída para quem quer viajar mas não quer investir muito. E para os que resolveram não sair do país, o Nordeste ainda é a primeira opção.

 

Roteiros mais curtos e facilidades no pagamento

Se antes as viagens duravam uma semana completa, agora duram três dias. O turista está dando seu jeitinho para não perder seu hábito de viajar, por isso as viagens tendem a ter roteiros mais curtos e menos dias de hospedagem.

As facilidades de pagamento como o parcelamento no cartão em 12x ou mais sem juros também tem sido decisores na hora de fechar pacotes com agências de turismo.

 

E você, que mudanças notou no comportamento do consumidor?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima! :)

Fontes: Jornal Panrotas
http://oglobo.globo.com/economia/no-verao-da-crise-os-turistas-se-adaptam-um-novo-jeito-de-viajar-18283796

Artigos recomendados

Deixe um comentário