Endomarketing – Por que sua empresa deve investir em marketing interno?

 Em Agência de Viagens, Marketing

28_03 II.fw

Muitas vezes o Endomarketing é deixado de lado em algumas empresas, como se não fosse algo importante. Quando todo o foco da empresa vai somente para o público-alvo, não adianta reclamar de funcionários despreparados, não é mesmo? E isso acontece com mais frequência do que parece. No artigo de hoje vamos falar porque o Endomarketing é tão importante e deve ser uma prioridade na sua empresa de turismo!

 

Relembrando: o que é Endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno nada mais é do que ações e estratégias voltadas para o público interno, ou seja, os funcionários da empresa. O Endomarketing muitas vezes é trabalhado em conjunto dos departamentos de marketing e recursos humanos da empresa e sua função principal é integrar as relações da companhia com os colaboradores, capacitando os funcionários e os motivando, visando a melhoria da qualidade da empresa em diversos fatores. Já escrevemos um pouquinho sobre o assunto, você pode conferir clicando aqui.

 

Por que o Endomarketing é tão importante para sua empresa de turismo?

Vamos voltar a situações corriqueiras: quando você vai em alguma loja comprar determinado produto e é mal atendido pelo funcionário. No momento você vai ficar com raiva do atendente, depois da empresa, o que é normal. Mas você já parou pra pensar o quão desmotivado ele deve estar? Salvo poucas exceções, o comportamento do funcionário muitas vezes é reflexo da empresa. Esse é um dos principais motivos pelo qual você deve investir no Endomarketing, afinal, um funcionário motivado é outra coisa, não é? É obrigação da empresa fazer com que seus colaboradores se sintam bem no ambiente de trabalho, caso contrário, além de desmotivação, isso com o tempo irá refletir no desempenho da empresa.

 

Como fazer Endomarketing na sua empresa?

 

É importante que você entenda quais são as principais carências dos seus funcionários, e a partir disso montar estratégias de Endomarketing, buscando desenvolver ações que atendam a essas necessidades.

 

Algumas formas mais genéricas de trabalhar o Endomarketing são enquetes com os colaboradores, criar canais de comunicação interna e oferecer treinamentos aos funcionários (indispensável, aliás).

 

Com o tempo, você irá perceber as mudanças! Além da clara motivação dos funcionários, você vai notar grande melhoria na comunicação interna, melhor sintonia entre colaboradores, aumento de vendas, além de estreitar os laços da empresa com o funcionário.

 

E você, já trabalha o Endomarketing na sua empresa?
Deixe sua opinião nos comentários!

Abraços e até a próxima! :)

Artigos recomendados

Deixe um comentário