Por que usar chamadas call to action?
Você sabe o que é uma CTA ou call to acion? Sabe pra que serve?
confira nesse guia tudo sobre Call to action!
O que é?
Literalmente, call to action significa “chamada para ação”.
São links, imagens, botões, entre outros, que acompanham uma mensagem, que quando o usuário clica neles, é direcionado para alguma outra página ou conclui alguma atividade.
Esses links podem ter várias finalidades, como vendas, inscrições, formulários, entre outros.
Por exemplo, aquela mensagem de e-mail com o famoso “clique aqui” no final.
Para que serve?
Serve para estimular o lead a dar o próximo passo para o objetivo que você quer.
Por exemplo: seu objetivo é vender passagens para viagem de lazer, então você cria algumas newsletter apresentando conteúdo relevante para seu lead, e no fical coloca a call to action para que ele visite seu site e conheça seus planos.
Quais os benefícios?
Você induz o lead a chegar até a próxima parte do seu funil de vendas.
Nem todos os leads estão na mesma parte do funil ou seguirão o mesmo trajeto. Alguns estão prontos para comprar e alguns ainda não.
Usando a call to action certa você faz com que os leads que ainda não estão prontos para comprar passem para a próxima parte do funil, e o que estão pronto, você pode vende!
Como fazer?
Nem sempre sua call to action é clicada ou sequer notada.
As vezes ela passa desapercebida camuflada no meio de tanto conteúdo, então você deve fazer com que ela seja percebida!
Uma boa jogada é usar cores contrastantes. As cores mais contrastantes são as opostas na roda de cores:
Você pode fazer uso da psicologia das cores para seus botões ficarem impossíveis de serem ignorados: http://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/ . Mas tome cuidado para não deixar muito poluído ou agressivo.
Apostar em imagens também é um ótimo jeito de fazer suas call to actions serem notadas e clicadas.
Alguns estudos mostram que certos tipos de imagem que atraem e convertem melhor os usuários. Confira a lista dessas imagens aqui: http://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/
Tome cuidado onde posicionar sua call to action. A posição dela na página pode decidir se ela será notada ou não!
Você não precisa ser “escravo dos finalmente” e colocar só no final sua call to action. Você pode colocar em lugares incomuns e com tamanhos diferentes a sua call to action, desde que você tenha certeza que o designe continua agradável e nada agressivo ou feio.
E você? gostou das nossas dicas? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários!
Grande abraço e até a próxima.
Fontes: