Vencendo o bloqueio criativo – Conheça algumas dicas que irão te ajudar a fugir desse vilão

 Em Marketing

14_10-ii-fw

Você já foi vítima do bloqueio criativo? No post de hoje vamos falar sobre esse mal que atinge tanta gente e claro, como aprender a lidar com ele!

Bloqueio criativo – o que é?

Você algum dia já se viu sem inspiração nenhuma? Acredite que você não é o único a passar por essa situação! O chamado bloqueio criativo atrapalha todos aqueles que precisam de inovação e criatividade no dia a dia, mas pode ter certeza de que isso é bem normal e nem por esse motivo é um vilão impossível de lidar! Apesar de parecer desesperador quando você está prestes a entregar um projeto, por exemplo, há algumas maneiras de evitar que ele apareça. Se você quiser saber mais, continue lendo nosso artigo!

 

Como evitar?

Não há nenhuma fórmula mágica para que o bloqueio criativo não aconteça com você, mas há claro, algumas técnicas que podem te ajudar! Nós já fizemos aqui no blog um post com quatro dicas simples para aumentar sua produtividade que podem ajudar na hora que o desespero bater e você não conseguir sair do seu bloqueio criativo. Se ainda assim você precisar de mais uma mãozinha, ainda temos outras dicas que podem te ajudar. São elas:

 

Brainstorming: normalmente é em feito em grupos, onde todas as pessoas vão falando todas suas ideias, para no fim escolherem as mais viáveis para serem lapidadas. Mas apesar disso, o brainstorming pode (e deve também!) ser feito sozinho. Não tenha medo de jogar todas suas ideias, até mesmo as que você julgar impraticáveis para depois verificar se de fato não podem ser aproveitadas.

 

Relaxe: pode parecer um sugestão um tanto quanto questionável quando falamos em superar um bloqueio criativo, mas você já reparou que as melhores ideias aparecem em momentos em que você está relaxado, como antes de dormir, ou depois de um banho por exemplo? Dificilmente aquela ideia incrível vai aparecer em um momento de pressão!

 

Evite multitarefas: muitas pessoas ainda acreditam que fazer várias coisa ao mesmo tempo é sinônimo de ser mais produtivo, mas mal sabem elas que estão completamente enganadas. Você sabia que tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo reduz sua produtividade em 40%?

 

Procrastinação: já falamos aqui no blog sobre outra vilã temida, a procrastinação! Mas como falamos no post, as vezes ela pode ser necessária. Em um momento em que você não consegue se concentrar, seja por exaustão física ou mental, a melhor coisa a fazer é deixar a tarefa para outro momento, desde que isso não se torne um hábito.

 

Ouça seu público: outra maneira muito boa de fugir do bloqueio criativo é ouvir o que seu público tem a dizer! Aceitar sugestões e verificar o que seu público tem ficado insatisfeito para melhorar são algumas boas dicas de onde começar.

E você, o que faz para se livrar do bloqueio mental?

Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário