Você sabe o que é um teste A/B?

 Em Marketing, Relacionamento

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O que é?

Para quem não está familiarizado com o termo, o teste A/B é uma estratégia de marketing digital que consiste em usar duas páginas para um mesmo fim com algum elemento diferente e ver qual das duas traz mais resultado.

Exemplo: você fez uma promoção para sua agência de viagens com o destino São Luis – Maranhão, saindo de São Paulo e quer fazer o teste A/B para ver qual página converte mais vendas. Na primeira opção, você usa uma foto dos Lençóis Maranhenses e escreve a frase “Promoção Imperdível: Conheça o Maranhão por apenas $$$”. Já na segunda, você troca a foto dos Lençóis por uma da Praia do Calhau, deixando a mesma frase e direciona ambas as páginas para seus clientes e leads e observa qual das duas converteu mais vendas. Simples, não é?

Por que fazer?

O teste A/B é uma ótima maneira de saber se o marketing que você está fazendo nas sua landing pages está funcionando ou se é hora de mudar algum elemento. Fuja um pouco do comum e tente pelo menos uma vez! Se ver que com a mudança você fez mais conversões, está na hora de fazer uma adaptação na sua estratégia. As vezes uma palavra ou uma imagem diferente podem fazer muita diferença.

 

Que elementos posso mudar para fazer o teste A/B na minha página?

Título

O título é um das fatores que mais atraem visitantes e que faz o internauta ler ou não o seu artigo. Em muitos casos, você pode colocar dois títulos diferentes para o mesmo artigo e com o teste A/B observar qual dos dois teve mais visualizações.

Imagem

Não que você precise necessariamente mudar a imagem em si, mas algum elemento do design. As vezes usar uma cor diferente, alterar o ordem dos elementos podem chamar mais atenção e obter mais acessos.

Formulário

Sabe aquele formulário que você deixa para seus leads preencherem e receberem as newsletters, baixar um e-book etc? Você pode tentar dois tipo de formulários, o que comum e um com menos dados, como por exemplo só nome e e-mail.

Call to action

Já explicamos aqui  sobre a importancia de call to actions e fazendo testes A/B você pode testar qual funciona melhor no seu site.

 

Softwares que podem te ajudar

Existem alguns softwares que podem te ajudar a testar varios elementos que a sua landing page possui por meio de testes A/B. Os principais são:

Unbounce;
LeadPages;
Optimizely;

– Google Experiments (gratuito, dentro do Google Analytics).

 

 

Quanto mais testes você fizer, mais chances de melhorar sua estratégia você tem.

E você já faz testes A/B na sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

Abraços e até a próxima. :)

 

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